Foi sem qualquer surpresa que assistimos, na última sexta-feira, às reações de congratulação relativas ao ato de consignação da obra de ampliação da urgência do Centro hospitalar Tondela-Viseu.
É bom ter memória! Este investimento foi decidido em 2015, pelo Governo PSD/CDS, cerca de 4,5 milhões de euros, em conjunto com todos os autarcas da região. O concurso foi lançado em 2016 e, como já referimos, deveria estar a obra concluída e à disposição dos profissionais e viseenses desde o final de 2018. Por que é que o Governo, em 5 anos, não disponibilizou 1,2M€ para a execução da obra?
Por que é que o conselho de administração andou a enganar os viseenses durante este período? Mais, a despesa é mais 800 mil euros em impostos dos contribuintes e ainda se congratulam? De quê e porquê?
Não branqueamos os erros e a má gestão socialista!
Anuncia-se, também agora, que o laboratório vai começar a fazer os testes à covid19 a partir do dia 02 de novembro. Como foi possível demorar tanto tempo? 8 meses para responder a uma necessidade de um hospital central, quando pequenos laboratórios privados demoraram apenas 2 meses? Não tivesse sido a pressão política e mediática e ainda os viseenses estariam a caminhar para Coimbra, Porto ou Guarda para fazer testes.
Ao invés de um ato público para consignação da obra da urgência e anúncios tardios de equipamentos e serviços que há muito deviam estar ao serviço dos profissionais de saúde e dos utentes, os membros do Governo e Deputados socialistas e os membros dos dois últimos conselhos de administração do CHTV deveriam, humildemente, fazer um pedido de desculpas público aos viseenses por 5 anos de atrasos e mentiras e por continuarem a não ser prioridade nas políticas de saúde socialistas.
E o centro oncológico? …