Nadadores do Académico sagraram-se Bi Campeões de Clubes da 1ª Divisão da ANCNP

O Académico de Viseu venceu 11 das 24 provas em disputa. No segundo posto ficou a equipa do Galitos de Aveiro, a apenas 3 pontos. A vitória em cada prova valia 9 pontos, revelando a intensa disputa do Título de Clubes da Época 2022/2023, da ANCNP.

Tópico(s) Artigo

  • 9:48 | Quarta-feira, 17 de Maio de 2023
  • Ler em 3 minutos

A equipa de natação do Académico de Viseu revalidou o Título de Clubes da ANCNP, 1ª Divisão, depois de um fim de semana intenso e de excelentes provas, com indefinição até à última prova.

Foi um fim de semana fantástico de natação na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, com o Campeonato Regional de Clubes da Associação de Natação Centro Norte de Portugal, com prestações espetaculares, pontos distribuídos por centésimos e estafetas com mais de quatro líderes durante a mesma prova.

O Académico de Viseu venceu 11 das 24 provas em disputa. No segundo posto ficou a equipa do Galitos de Aveiro, a apenas 3 pontos. A vitória em cada prova valia 9 pontos, revelando a intensa disputa do Título de Clubes da Época 2022/2023, da ANCNP.


André Moura foi crucial nesta caminhada, com vitórias individuais nas quatro provas que nadou, sendo ainda decisivo na vitória da estafeta de Livres e preponderante na estafeta de Estilos. Joana Cardeal também mostrou ser um dos pilares desta equipa com um périplo igual ao de André Moura, com prestações imaculadas, nas provas individuais e contributo decisivo nas estafetas.

 

Beatriz Cardeal foi também muito importante com as vitórias decisivas nas provas de 200 Mariposa e 800 Livres. Madalena Figueira, ainda Júnior, vincou o seu papel na equipa do Académico, contribuindo com pontos decisivos nas provas de Livres, aumentando cada vez mais a sua importância nesta equipa.

Nuno Sousa foi dono e senhor nas provas de Costas, dos Academistas, foi quem conseguiu pontuar para os Viseenses, tanto nos 100 como nos 200 metros. Nuno Sousa deu ainda a segurança que o Académico precisava, quando foram disputados os 100 Mariposa, onde ficou em segundo lugar, mesmo não sendo o seu melhor estilo. João Teixeira deu o seu contributo, com a sua valiosa prestação na prova de 100 Livres, em que foi terceiro classificado. Guilherme Silva estreou-se pelos Academistas e foi quem pontuou para a equipa de Viseu na prova de 400 Livres, acontecendo o mesmo com Martim Lavajo nos 200 Mariposa, onde se estreou nos pontos, nesta competição.

Foram dois dias muito intensos, onde apenas houve dois líderes, Académico e Galitos. Nunca a diferença entre ambos foi superior a 6 pontos, demonstrando a competitividade da 1ª Divisão da ANCNP. No final do primeiro dia o Académico liderava, com um ponto de vantagem sobre o Galitos.

Durante o último dia houve troca de líderes, por mais do que uma vez, mas o Académico chegou às estafetas, a faltarem duas provas para o final, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Por esta altura já se faziam contas. O Académico tinha de vencer a estafeta para garantir, à entrada para a prova final, os 800 Livres, o Título. Se assim não fosse, dependia já de outros fatores, que podia não controlar.

A estratégia apresentada pelo Académico na estafeta de 4×100 Livres mostrou-se decisiva, para o desfecho final do Campeonato. Durante a estafeta a passagem para a liderança da prova foi já durante o terceiro percurso, com o carimbo final da vitória a exultar grandes reações de toda a comitiva Academista.

A entrada para a derradeira prova do programa tinha o Académico em quinto lugar, pela Entry-list, o que lhe garantia a vitória, mesmo em caso de vitória do Galitos nessa prova. O Académico de Viseu confirmou essa posição, por João Vitória, e o Galitos ficou na segunda posição, o que consagrou o Académico como Campeão, com 173 pontos, contra os 170 do Galitos e os 137 do CAPGE.

Foi uma jornada fantástica de natação, que revalidou o Título dos Academistas, conquistado na época passada, depois de muitos anos arredado das vitórias nesta competição.

No próximo fim de semana há “natação” em Viseu, com o Torneio de Fundo da ANCNP, para Infantis e Juvenis a ser disputado no Fontelo, nos dias 20 e 21.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora