Os nadadores do Académico disputaram a primeira grande competição da época, em piscina de 50 metros, saindo do Jamor com boas sensações e marcas importantes. Tomás Sousa sai consagrado como uma das grandes esperanças da Natação Portuguesa.
O Académico de Viseu esteve presente no prestigiado Meeting Internacional com sete jovens nadadores, que disputaram 18 provas. A avaliação da prestação Academista é positiva, desde logo por todos os atletas terem conseguido melhorar as suas melhores marcas, conseguindo alguns garantir já mínimos de participação no Nacional. Madalena Figueira e Guilherme Silva conseguiram disputar as finais de 200 Costas e 400 Estilos respetivamente.
Tomás Sousa, Guilherme Pereira e Rafael Parente fizeram a sua estreia em competições internacionais e estiveram à altura, com prestações fantásticas, “rodando” nos seus melhores tempos de sempre. Tomás Sousa cravou 1.01.54s na prova de 100 Mariposa, o que o consagra como melhor sub15, detentor da melhor marca da época.
O foco destes atletas é agora o Nacional, que se disputará em abril, para o qual o Académico já tem seis atletas com mínimos.
Os Academistas disputam já no próximo fim de semana, em Estarreja, uma prova de Cadetes, para onde os Academistas escalaram quase quatro dezenas de nadadores, onde os Academistas depositam muita confiança. Os responsáveis Academistas afirmam que os próximos dois anos são de grande aposta na base de formação da equipa.
Irene Xavier