Museus e Monumentos de Portugal Semana de 14 a 20 de Abril

As celebrações do DIMS 2025 centram-se na reflexão sobre a salvaguarda do património sob ameaça de catástrofes e conflitos, bem como nas ações em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação que podem ser adotadas para a salvaguarda do património em tempos de crise.

Tópico(s) Artigo

  • 11:44 | Segunda-feira, 14 de Abril de 2025
  • Ler em 3 minutos

 O DIMS nos Museus e Monumentos de Portugal

A Museus e Monumentos de Portugal associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), que se assinala a 18 de abril, dedicado este ano ao tema Património resiliente face às catástrofes e aos conflitos, conforme proposto pelo ICOMOS.

As celebrações do DIMS 2025 centram-se na reflexão sobre a salvaguarda do património sob ameaça de catástrofes e conflitos, bem como nas ações em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação que podem ser adotadas para a salvaguarda do património em tempos de crise.


 

Abril no Museu Nacional Soares dos Reis

Durante o mês de abril, o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, promove um conjunto de iniciativas que não vai querer perder.

Ciclo de Visitas Temáticas à pintura Descida da Cruz – 15, 16 e 17 abril, 17h00
Na Semana Santa, e com o objetivo de permitir uma fruição mais detalhada sobre a obra ‘Descida da Cruz’, de Domingos Sequeira, serão realizadas visitas temáticas, com duração de 15 minutos e sujeitas à lotação de 10 pessoas por sessão. As visitas são gratuitas, mediante inscrição prévia para comunicacao.mnsr@museusemonumentos.pt

 

Ciclo de Visitas Orientadas a Duas Vozes ‘O Homem, os Animais e o Ambiente – do trabalho à companhia até à subsistência’ – 16 abril, das 12h30 às 13h30

Segunda edição do programa “Olhares em Diálogo no Museu Nacional Soares dos Reis. Ciclo de Visitas Orientadas a Duas Vozes”, numa organização conjunta entre o Museu Nacional Soares dos Reis e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

A iniciativa, que numa primeira fase foi dirigida aos estudantes e profissionais do ICBAS, é agora aberta ao público em geral. A ideia é proporcionar visitas temáticas que irão explorar as ligações entre a medicina, as ciências da vida e da saúde e a arte, colocando lado a lado as visões e perspetivas de gestores de coleção do Museu e de docentes do ICBAS.

A visita ‘O Homem, os Animais e o Ambiente – do trabalho à companhia até à subsistência’ será orientada por Ana Paula Machado e Paulo Martins da Costa.

As visitas são gratuitas, mediante inscrição prévia para se.mnsr@museusemonumentos.pt

Oficinas Cartão-postal – 16 de abril, das 14h30 às 17h30
As quadras festivas, como a Páscoa que está a chegar, eram outrora o motivo perfeito para contactar familiares e amigos que viviam longe. Sem outro meio de contacto, enviar um cartão-postal era rápido e pouco dispendioso. Por essa razão, os cartões-postal rapidamente se transformaram no meio de comunicação mais utilizado.
Nesta oficina propomos que cada participante elabore, recorrendo a várias técnicas e diferentes materiais, o seu postal 3D personalizado e recupere o hábito de comunicar com um cartão-postal.
As entradas são gratuitas, mediante inscrição prévia para se.mnsr@museusemonumentos.pt

 

15 de abril · Museu Nacional de Arte Antiga

No dia 15 de abril, às 18h00, será apresentado no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, o restauro do relevo quinhentista Milagre de Santa Clara.

O relevo Milagre de Santa Clara está inserido no projeto de Estudo, Conservação e Restauro dos Relevos Quinhentistas do Mosteiro da Esperança no MNAA resulta do protocolo mecenático celebrado entre o Museu, o Grupo Amigos Museu Nacional de Arte Antiga, a Museus e Monumentos de Portugal, EPE (antiga Direção-Geral do Património Cultural) e a Fundação Millennium.

Os trabalhos de conservação e restauro contaram o apoio de técnicos especializados do Laboratório José de Figueiredo assim como com o apoio analítico do Laboratório HERCULES e de estagiários do programa Erasmus+.

 

17 de abril · Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

No dia 17 de abril, às 17h30, inaugura no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo a Exposição A Revolução das Marionetas: 1970-1980, no âmbito da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora.

Ficará patente entre o dia 18 de abril e 15 de junho de 2025.

 

(Foto Rui Pinheiro)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora