Aceito

Esta página utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador mais informação

Museus e Monumentos de Portugal Semana 31 de março a 6 de abril

Partindo dos livros de cantochão pertencentes às coleções do MNMC, oriundos de antigos mosteiros de Coimbra, esta oficina tem por objetivo divulgar a arte da iluminura e as práticas dos monges copistas medievais junto dos mais novos.

  • 12:24 | Domingo, 30 de Março de 2025
  • Ler em 3 minutos

 1 de abril · Museu Nacional dos Coches – Revista dos Museus #4

No dia 1 de abril, pelas 18h30, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, acolhe o lançamento do número 4 da Revista de Museus, publicação periódica da responsabilidade da Museus e Monumentos de Portugal dedicada ao mundo dos museus e da arte.

Este número tem como tema Colaboração e Participação, escolhido também porque 2024 e 2025 celebram os 50 anos de Democracia numa perspetiva de maturidade desse sistema. Os textos de especialistas comprovam como os museus são já lugares onde se efetivam a colaboração e a participação cidadã, num passo à frente do conquistado acesso destes espaços de cultura a todos.


 

Para além dos textos, cuidados por uma comissão científica, as muitas imagens reproduzem ou fixam obras de arte que integram, na sua maioria, as coleções de Museus Nacionais, conquistando um lugar muito relevante que não é o da mera ilustração de um ou outro texto. O design gráfico tem assinatura de Vera Velez e confere a cada número da RM a exclusividade de um objeto aberto à leitura crítica, sempre enriquecedora, e ao prazer do desfrute estético quando folheada por especialistas ou por um público interessado em tornar-se visitante, ou habitante, do mundo dos museus.   

A apresentação estará a cargo de Inês Bettencourt da Câmara, Diretora da Mapa das Ideias, e Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes. A entrada é livre.

 

2 a 22 de abril · Museu Nacional de Machado de Castro

Irá decorrer entre 2 e 22 de abril, das 9h30 às 11h00 e das 11h30 às 13h00, no Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, a Oficina de iluminura Monges copistas: iluminar a música no museu.

Partindo dos livros de cantochão pertencentes às coleções do MNMC, oriundos de antigos mosteiros de Coimbra, esta oficina tem por objetivo divulgar a arte da iluminura e as práticas dos monges copistas medievais junto dos mais novos. Sensibilizando para a importância da salvaguarda e preservação patrimonial, vamos explorar técnicas de iluminura e composição visual, através da pintura com aguarelas e tinta ferrogálica.

Destinada a crianças dos 6 aos 9 anos, é organizada pelo MNMC, em parceria com o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.

 

4 e 6 de abril · Museu Nacional Soares dos Reis

Durante o mês de abril, o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, promove visitas e oficinas que não vai querer perder.

Visita Orientada Entre o ‘Vero’ e o experimental – 4 abril, 15h00
Transversal à diversidade temática – narrativas, cenas de costumes, paisagem, obras conceptuais – apreciamos na exposição de longa duração caminhos da prática artística; visitamos autores e a confluência de práticas convencionais e outras mais inovadoras. Procuramos a autenticidade e a originalidade que nos move.
Inscrições através do email comunicacao.mnsr@museusemonumentos.pt

Visita Incógnita – 6 abril, 11h00
O Museu Nacional Soares dos Reis promove mensalmente uma visita orientada incógnita, através da qual se pretende explorar com os visitantes outras narrativas presentes nas obras das suas coleções.
A entrada é gratuita, mediante inscrição para comunicacao.mnsr@museusemonumentos.pt

Oficina Pintura Volumétrica com pigmentos plásticos – Homenagem a Silva Porto – 6 abril, 1030
Nesta oficina, dinamizada por Sara Marcus, cria-se uma pintura tridimensional, através da modelagem, a partir de uma das obras de Silva Porto, presente na Exposição de Longa Duração do MNSR, resultando numa nova e interessante versão, em relevo, para no final emoldurar e levar para casa.
Dirigido a famílias com crianças a partir dos 6 anos, a entrada tem o custo de 30 euros (1 criança e 1 acompanhante) Inscrições se.mnsr@museusemonumentos.pt
5 de abril ·  Museu Nacional de Etnologia

A temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização, que decorre desde novembro de 2024, promove sessões em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização.

A próxima sessão, marcada para 5 de abril, contará com a exibição do documentário Fogo no Lodo (Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca, 2023, Portugal, 119 min), galardoado em 2023 com o Prémio Fundação INATEL no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema e em 2024 com o Prémio Especial do Júri no Apricot Tree Film Festival – festival dedicado ao documentário etnográfico, realizado na Arménia.

O filme será exibido às 10h00, no auditório do Museu Nacional de Etnologia (Avenida Ilha da Madeira, Lisboa), com entrada livre.
Após a projeção do filme, será realizado um debate com a participação de convidados e investigadores do CEsA (a confirmar).

 

Mais informação em www.museusemonumentos.pt

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora