Inaugura a 15 de março no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, a exposição temporária “Paula Rego – Meninas Exemplares”, iniciativa que decorre da parceria com a Fundação D. Luís I no âmbito da qual o Museu expôs na Galeria do Palácio da Cidadela “O Poder da Paisagem”, entre junho e outubro de 2024.
Paula Rego (1935–2022) é uma das artistas portuguesas contemporâneas mais conhecidas. Residiu e trabalhou em Londres, cidade onde estudou pintura, na Slade School of Fine Art, entre 1952 e 1956. Ao longo do seu percurso artístico, com mais de seis décadas, pintou para contar e foi, ao mesmo tempo, personagem e narradora de histórias.
A sua obra, multifacetada, não conhece limitações, não se cinge ao domínio das artes visuais, cruzando-se com outras manifestações artísticas como a literatura ou a poesia. Estes territórios privilegiados das histórias que inspiraram Paula Rego, confrontam-se nesta exposição.
Com esta exposição pretende-se diversificar os públicos que visitam o Museu Nacional Grão Vasco, atraindo especialmente os mais interessados em arte contemporânea e simultaneamente desenvolver um conjunto de atividades que envolvam a comunidade na discussão de alguns temas que a obra de Paula Rego inevitavelmente enuncia.
Esta inauguração assinala também o aniversário do Museu, que no dia 16 de março comemora 109 anos.