Iniciativa está em linha com as políticas definidas no Acordo de Paris, Pacto Ecológico Europeu, e com a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima.
O Município de Abrantes e os seus serviços Municipalizados formalizaram junto da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o compromisso de assinatura da Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas.
As duas instituições associam-se a uma iniciativa que está em linha com as políticas definidas no Acordo de Paris, Pacto Ecológico Europeu, Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima, entre outros instrumentos europeus, também já implementados em Portugal.
O documento visa a formalização do compromisso de implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas.
Recorde-se que após a conclusão da extensão da rede de abastecimento de água à zona sul do concelho de Abrantes e a construção do novo Reservatório da Burra permitiram uma maior eficiência energética e hídrica da rede. Neste momento, Abrantes tem cerca de 80% da sua população com água de Castelo de Bode nas suas torneiras.
Manuel Jorge Valamatos reforçou ainda que “além dos compromissos institucionais e da melhoria da eficiência ambiental dos serviços e das infraestruturas, o Município e os SMA continuarão a investir em campanhas de consciencialização da utilização racional da água e aplicação de uma cultura anti desperdício na comunidade abrantina”.
A formalização do compromisso da Câmara Municipal de Abrantes e dos Serviços Municipalizados de Abrantes decorrerá no próximo dia 24 de maio, em Salvaterra de Magos, numa sessão pública que contará com a presença das entidades e instituições aderentes.