Município de Lamego continua empenhado na defesa da floresta e da população contra incêndios florestais

Com o intuito de promover a segurança de pessoas e bens em caso de incêndios florestais, a gestão de faixas de combustível é uma ferramenta indispensável à prevenção de incêndios de grandes dimensões e à protecção da floresta, bem como do seu ordenamento.

Tópico(s) Artigo

  • 21:28 | Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
  • Ler em 2 minutos

No primeiro trimestre de 2022, foram realizadas intervenções no âmbito da Gestão de Faixas de Combustível em todas as 18 freguesias do concelho, com o intuito de promover a segurança da florestas e de pessoas e bens em caso de incêndios florestais.

O Município de Lamego, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), tem vindo a proceder à gestão de faixas de combustível, nomeadamente na rede viária do concelho. Com o intuito de promover a segurança de pessoas e bens em caso de incêndios florestais, a gestão de faixas de combustível é uma ferramenta indispensável à prevenção de incêndios de grandes dimensões e à protecção da floresta, bem como do seu ordenamento.

Os trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos mediante protocolo com os Sapadores Municipais/Ribaflor e com a equipa de Sapadores dos Bombeiros Voluntários de Lamego, sob coordenação direta do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Lamego.


No primeiro trimestre de 2022, foram realizadas intervenções em todas as 18 freguesias do concelho, com particular incidência em áreas nas quais a perigosidade de incêndio florestal é maior, como são os casos das Freguesias de Penajóia, Avões, Ferreiros de Avões, Penude, Vila Nova de Souto d’El Rei, União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões e União de Freguesia de Bigorne, Magueija e Pretarouca.

É intenção do Município de Lamego cumprir todos os troços previstos no PMDFCI para o ano de 2022, bem como continuar a intervir sempre que necessário face a novas situações que justifiquem a gestão de faixas de combustíveis, trabalho a que se junta o desenvolvido por outras entidades públicas e privadas, que partilham responsabilidade na gestão de faixas na rede secundária e primária.

“A segurança das nossas pessoas e da nossa floresta tem sido uma preocupação constante. Nesse sentido, temos dedicado muitos recursos em acções de limpeza e manutenção dos espaços públicos e florestais como forma de prevenção contra incêndios e, garantimos que os trabalhos continuarão em todas as zonas necessárias.”, explica Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora