No primeiro trimestre de 2022, foram realizadas intervenções no âmbito da Gestão de Faixas de Combustível em todas as 18 freguesias do concelho, com o intuito de promover a segurança da florestas e de pessoas e bens em caso de incêndios florestais.
O Município de Lamego, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), tem vindo a proceder à gestão de faixas de combustível, nomeadamente na rede viária do concelho. Com o intuito de promover a segurança de pessoas e bens em caso de incêndios florestais, a gestão de faixas de combustível é uma ferramenta indispensável à prevenção de incêndios de grandes dimensões e à protecção da floresta, bem como do seu ordenamento.
Os trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos mediante protocolo com os Sapadores Municipais/Ribaflor e com a equipa de Sapadores dos Bombeiros Voluntários de Lamego, sob coordenação direta do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Lamego.
É intenção do Município de Lamego cumprir todos os troços previstos no PMDFCI para o ano de 2022, bem como continuar a intervir sempre que necessário face a novas situações que justifiquem a gestão de faixas de combustíveis, trabalho a que se junta o desenvolvido por outras entidades públicas e privadas, que partilham responsabilidade na gestão de faixas na rede secundária e primária.