Município de Abrantes vai integrar rede que homenageia Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um dos mais férteis escritores da história da literatura, autor de famosos contos infantis, cuja vida e obras se cruzaram com Portugal.

Tópico(s) Artigo

  • 17:57 | Quinta-feira, 13 de Março de 2025
  • Ler em < 1

 

O Município de Abrantes aprovou a minuta de protocolo de cooperação “Andersen e Fischer dois amigos dinamarqueses em Portugal”, a celebrar entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e os Municípios de Abrantes, Setúbal e Sertã.

O protocolo, aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 3 de março, não terá custos financeiros para o Município e pretende enquadrar a cooperação entre os três municípios e a DGLAB.


Tem como objetivo a criação de uma rede de parceiros para homenagear Hans Christian Andersen, aquando da comemoração dos 220 anos do seu nascimento, assim como rememorar a ação de Niels Fischer que, entre 2005 e 2015, divulgou em Portugal a obra do escritor seu conterrâneo.

A promoção e divulgação da obra de Hans Christian Andersen ocorrerá no período compreendido entre 2 de abril e 31 de dezembro de 2025.

Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um dos mais férteis escritores da história da literatura, autor de famosos contos infantis, cuja vida e obras se cruzaram com Portugal.

A DGLAB apoiou múltiplas ações de divulgação da obra deste escritor promovidas pelo designer, também dinamarquês e radicado em Portugal, Niels Fischer, entre 2005 e 2015. Foi responsável pela criação de diversas obras e peças artísticas e pelo incentivo ao envolvimento das comunidades locais em projetos educativos, culturais e sociais, tendo também divulgado a vida e obra de Hans Christian Andersen.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora