No caso dos veículos novos, o Standvirtual revela ainda dados interessantes sobre as tendências e intenções de compra, com uma procura de 35% por veículos a gasolina. Já a procura por elétricos (20%) ultrapassa a procura por diesel (12%) no mês de março.
· A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um crescimento de +19% em fevereiro de 2022, em comparação com o período homólogo de 2021, mas a análise dos dados deve ser feita no contexto do confinamento do ano passado. O mercado ainda está em recuperação face a 2020, com uma quebra de -14% em fevereiro.
· O preço médio praticado pelos vendedores profissionais continua a subir, o que se relaciona com a escassez de produto, fixando-se em cerca de 21.800€.
· No caso dos preços de alguns dos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, mantém-se a estabilização já verificada no mês anterior. O custo do Renault Clio, que aumentou a partir de meados de 2021, mantém-se estável desde setembro nos 16.500€. Em março, mantém-se também estável o preço do Nissan Qashqai (23.000€), do Renault Megane Sport Tourer (21.000€) e do Mercedes-Benz A180, que tinha aumentado ligeiramente no mês anterior (31.000€).
· Verifica-se maior procura por carros abaixo dos 10 mil euros, com cerca de 43% do share de contactos realizados com os vendedores, sendo este patamar de preços aquele quem vindo a demonstrar maior escassez de carros ao longo dos últimos meses. Nos restantes patamares, a procura mantém-se estável, com cerca de 15% a 20% do share de procura para carros entre 10 a 20 mil euros, entre 20 e 30 mil euros (que diminui ligeiramente a partir de novembro) e acima de 30 mil euros.
· De acordo com os dados fornecidos pela BCA, ao nível do B2B os preços estabilizaram depois da ligeira descida em fevereiro, com aumento de preços para o consumidor final.
· Relativamente ao tipo de combustível com maior procura, na secção de veículos novos do Standvirtual, a tendência continua a ser pela gasolina (35%), apesar do decréscimo observado desde o início do ano. O interesse pelos elétricos é cada vez maior com cerca de 20% da procura, ultrapassando o diesel que reúne apenas 12% em março.
· Segundo dados da ACAP, verifica-se um aumento de +0,7% no mercado de novos (ligeiros e pesados) em março face ao mesmo mês de 2021, e de +8% no acumulado anual. Energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos a GPL) representam 42% dos veículos ligeiros de passageiros novos em março. Já o mercado de motociclos, triciclos e quadriciclo regista um crescimento de +10% em relação a março de 2021 e +42,4% no acumulado anual.