Magos da Guitarra, festival é o nome de uma nova iniciativa que decorrerá durante em 4 municípios: Carrazeda de Ansiães, Tabuaço; Torre de Moncorvo e Sabrosa.
Pensado para divulgar e dinamizar culturalmente este território de Trás-os-Montes e Alto, Magos da Guitarra, festival vai trazer a esta região uma série de guitarristas que se destacam pelo excecional virtuosismo em área musicais tão diversificadas como: fingerstyle, blues, jazz e flamenco.
São oito concertos que se realizam durante todo o mês de março nos dias 4 e 5, em Tabuaço e Carrazeda de Ansiães; dia 11 em Torre de Moncorvo; 18 e 19 em Sabrosa e Tabuaço, e, finalmente, 25 e 26, em Sabrosa, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães.
A existência de Magos da Guitarra, festival é também uma resposta a verdadeiras legiões de seguidores da guitarra nas suas mais variadas tendências e manifestações que o youtube possibilitou e, de certa forma, democratizou a sua divulgação.
Há, ao longo das últimas décadas, uma verdadeira revolução na forma e expressão da guitarra em todo o mundo, que se traduz em novas sonoridades, novos géneros musicais e, até, uma reinvenção na utilização deste instrumento musical.
Magos da Guitarra, festival põe então no terreno um novo evento com projetos culturais que marcam pela diferença numa manifestação musical alargada que conjuga todas as características e especificidades de um novo mundo à volta da guitarra.