Mafalda Rosa vence open de Portugal no Jamor

Mafalda Rosa foi a Lisboa para nadar as provas de fundo, os 800 e 1500 Livres. A nadadora do Académico mostrou competência, rigor e conquistou o ouro de forma categórica em ambas as distâncias.

Tópico(s) Artigo

  • 11:50 | Terça-feira, 08 de Abril de 2025
  • Ler em 3 minutos

A equipa de Natação do Académico de Viseu foi ao Jamor disputar o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores, juntamente com o Open de Portugal, do qual saiu com dois Títulos Nacionais Absolutos. A esse fantástico feito, o clube da cidade de Viseu, somou ainda duas medalhas de ouro em Juvenis. Para além das vitórias Absolutas a equipa de Viseu conquistou ainda duas vitórias no Open de Portugal, pela mão de Mafalda Rosa.

Mafalda Rosa foi a Lisboa para nadar as provas de fundo, os 800 e 1500 Livres. A nadadora do Académico mostrou competência, rigor e conquistou o ouro de forma categórica em ambas as distâncias. Os 1500 foram disputados na quinta feira, primeiro dia de competição e os 800 já na sessão de finais de sábado. Estava em disputa o título Nacional e ainda o Open de Portugal, onde os estrangeiros poderiam conquistar a vitória. A Academistas fez o bis em ambas as provas e deu 4 medalhas ao Académico de Viseu.

O primeiro dia foi abrilhantando por outro título Nacional para o Académico de Viseu, desta feita em Juvenis, com os fabulosos André Santos, Tomás Sousa, Tiago Ôlas e Rafael Parente a fazerem História para o Académico de Viseu, ao conquistar o ouro na prova de 4×200 Livres, Título que escapava aos Academistas desde 2010.

Tomás Sousa viria ainda a “faturar” no primeiro dia de competição com a subida ao pódio, com o Bronze, na prova de 100 Mariposa.


No segundo dia de competição foi a vez de Madalena Figueira voltar às medalhas Nacionais, desta feita nos 200 Estilos, em Juniores, onde foi medalha de Bronze Nacional, com o crono de 2.29.79s. Esta subida ao pódio escapava à atleta do Académico de Viseu há dois anos, onde colecionou quartos lugares.

João Vitória fez um Nacional bastante regular, destacando-se a marca dos 200 Costas, em que ficou perto do pódio, com 2.14.93s.

O último dia de Campeonato trouxe mais um Título Nacional, com a equipa de Juvenis do Académico a bater o Sporting CP nos 4×100 Estilos, com Rafael Parente a Costas, Tomás Sousa a Bruços, Tiago Ôlas a Mariposa e André Santos a Livres. No domingo ainda houve lugar para o terceiro posto de Tomás Sousa na prova de 200 Mariposa, com o valioso tempo de 2.17.43s.

Foi um campeonato fantástico para o Académico de Viseu, que disputou, no Jamor, este Nacional, entre os dias 3 e 6 de abril, em que participaram 96 equipas, com 738 nadadores. Entre eliminatórias e finais os Viseenses disputaram oito sessões de competição, com resultados históricos.

Começa neste mês de abril a época de “Verão”, com os Academistas a terem a agenda bem preenchida. Desde a prova de Cadetes, em Espinho, ao Regional de Clubes em Estarreja, até à participação na Taça do Mundo de “Open Water”, de Ibiza, ainda no mês de abril.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora