O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes organizou na manhã de sexta-feira, dia 8, uma cerimónia de evocação do Dia do Combatente, junto ao Monumento do Soldado Desconhecido, “assombrada este ano pela guerra em curso na Ucrânia”.
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego participou neste ato simbólico que serviu, mais uma vez, para relembrar e homenagear o esforço prestado pelos antigos combatentes no cumprimento do serviço militar.
“Quero expressar o meu preito e homenagem aos militares portugueses que participam em missões de paz, incluindo os rangers do Centro de Tropas de Operações Especiais, em Lamego, e homenagear todas as mulheres e homens que lutam neste momento na Ucrânia pela defesa dos valores civilizacionais da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos. Hoje mesmo há militares a combater e a tombar por nós na Europa”, destacou Francisco Lopes, após a deposição de uma coroa de flores, na companhia do Presidente do Núcleo de Lamego, Coronel de Infantaria na Reserva Valdemar Lima.
Na cerimónia de evocação do Dia do Combatente foi ainda respeitado um toque de silêncio em homenagem a todos os combatentes mortos pela Pátria.