Já são conhecidos os artistas portugueses que integram a maior plataforma europeia de fotografia em 2023

Carolina Tardin; Gonçalo C. Silva; Joana Dionisio; Maria Leonarda Cabrita e Marta Machado foram os cinco artistas nomeados para poderem fazer parte da FUTURES em 2023.

Tópico(s) Artigo

  • 11:24 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023
  • Ler em 3 minutos

No início do ano, a Bienal de Fotografia do Porto lançou uma open call para selecionar cinco artistas portugueses emergentes para integrar a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea – a FUTURES. No total foram mais de 200 as candidaturas recebidas e agora são revelados os nomes dos cinco artistas FUTURES 2023, nomeados pela Bienal.

A FUTURES reúne uma comunidade global de fotografia que tem como objetivo apoiar e nutrir o desenvolvimento profissional de artistas emergentes. No total são 18 as instituições, de diferentes países, culturas e experiências que fazem parte desta plataforma. A Bienal de Fotografia do Porto faz parte desses 18 membros e a oportunidade de lançarem a convocatória no início do ano para nomearem cinco artistas foi uma verdadeira oportunidade para vários artistas emergentes em Portugal.

Carolina Tardin; Gonçalo C. Silva; Joana Dionisio; Maria Leonarda Cabrita e Marta Machado foram os cinco artistas nomeados para poderem fazer parte da FUTURES em 2023.


“Integrar a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea significa que estes cinco artistas selecionados vão poder participar nas atividades da FUTURES, tendo assim a oportunidade de usufruir de um intercâmbio internacional a partir de uma rede de instituições, curadores, artistas e públicos, potenciando visibilidade e novas oportunidades profissionais. Uma oportunidade que pode ter um impacto positivo no trabalho e percurso destes artistas”, refere Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto.

Durante o ano de 2023, estes cinco artistas terão acesso a um conjunto de workshops e masterclasses orientados pela agência Magnum — FUTURES Magnum Creative Workshop e a oportunidade de se candidatarem a uma exposição itinerante dos artistas FUTURES 2023. Além disso, viajarão até Budapeste, em outubro, com viagem e alojamento assegurados, para participarem no Evento Anual da FUTURES, que inclui apresentações de portefólio a representantes de membros da FUTURES e ainda terão acesso à publicação de uma seleção de imagens, texto e biografia no catálogo e no website da FUTURES e a um fee de 500 euros.

A convocatória – Open Call, realizada pela Bienal de Fotografia do Porto no início do ano e que nomeou os cinco artistas portugueses está integrada no projeto de internacionalização da Bienal’23 Fotografia do Porto. A terceira edição realiza-se de 18 de maio a 2 de julho de 2023.

 

 

Sobre a Bienal Fotografia do Porto:

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Plataforma Ci.CLO, financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação” la Caixa”, o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional, nomeadamente a FUTURES – European Photography Platform.

A Bienal Fotografia do Porto reconhece os profundos desafios sociais e ecológicos que o nosso coletivo enfrenta. A nossa missão é contribuir para a produção e disseminação de perspetivas artísticas, ações e intervenções, que promovam uma mudança cultural ética e regenerativa que acreditamos ser tão desejável quanto é inevitável.

A Bienal é pioneira na pesquisa e criação na área da fotografia e na sua relação transdisciplinar com outros campos artísticos, ambientais e sociais; promovendo metodologias alternativas e propondo múltiplas perspetivas, utópicas ou distópicas, para motivar transformações culturais.

A terceira edição realiza-se de 18 de maio a 2 de julho de 2023.

 

Sobre a FUTURES:

A FUTURES é a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea, reunindo uma comunidade global de fotografia para apoiar e nutrir o desenvolvimento profissional de artistas emergentes.

Todos os anos, os membros da FUTURES selecionam um grupo de artistas para integrar a plataforma. Ao reunir o conhecimento e experiência curatorial de 18 membros, cada artista selecionado/a tem acesso a uma rede inédita de profissionais, mercados e públicos. Ser selecionado para integrar a FUTURES aumenta a visibilidade dos artistas no panorama internacional e potencia novas oportunidades profissionais.

A FUTURES organiza uma série de eventos na Europa, nos países membros, e atividades online para desenvolvimento profissional e artístico, estimulando a colaboração entre profissionais das artes visuais e os artistas emergentes selecionados. Todos os anos, os membros e os artistas selecionados reúnem-se no Evento Anual da FUTURES, que inclui workshops, leituras de portefólio, conferências, exposições, entre outros.

 

(Foto de Joana Dionisio)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora