Politécnico de Viseu tem 160 vagas, distribuídas por 31 licenciaturas, para o novo Concurso Especial para Estudantes do Ensino Profissional e Artístico
O Politécnico de Viseu (PV) anunciou ontem as licenciaturas e vagas para o novo Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Estudantes do Ensino Profissional e Artístico, para o ano letivo 2020/21.
Enquanto participante da “Rede Provas Centro”, o PV é uma das entidades onde podem ser realizados os exames presenciais que vão habilitar os estudantes do Ensino Profissional e Artístico a candidatar-se aos Politécnicos que integram o Consórcio do Centro (para além de Viseu, fazem parte desta rede os Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Tomar). O prazo de inscrição nas provas de ingresso, que se realizam este ano pela primeira vez, decorre entre 6 e 16 de julho, e é feita online.
Prioridade para alunos da Rede PEPER
Recorde-se que para a concretização de um dos objetivos principais do PV — aumentar o número de alunos que prossegue estudos para o ensino superior, em particular, os da região onde se insere —, estava prevista, no atual plano estratégico da instituição, a implementação de “uma rede regional entre o PV, as escolas e outras entidades que ministrem cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente. A PEPER foi apresentada publicamente em novembro de 2019 e reúne 35 instituições de ensino (17 agrupamentos de escolas, 10 escolas profissionais, três escolas secundárias e cinco escolas superiores, quatro do PV e uma do Instituto Piaget) de 19 concelhos e as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e do Douro.