Sílvia Castro e João Loureiro, investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão participar na Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP15: The UN Biodiversity Conference), que decorre até 19 de dezembro, em Montreal, Canadá.
Os investigadores da FCTUC, que irão intervir numa sessão paralela amanhã, 10 de dezembro, coordenam a equipa portuguesa no processo participativo para o desenvolvimento de estratégias nacionais para a conservação e sustentabilidade dos polinizadores, através da abordagem “Theory of Change” (Teoria da Mudança).
Este processo, dinamizado pela aliança internacional Promote Pollinators, conta com 25 membros da Rede Colaborativa para a Conservação dos Polinizadores – polli.NET, que durante os últimos meses têm participado em vários workshops. Helena Freitas, coordenadora do CFE e ponto de contacto em Portugal da aliança Promote Pollinators, reforça que «a proteção dos polinizadores é da maior importância para os ecossistemas e para a vida em geral».
Toda a experiência será apresentada pela investigadora da FCTUC na sessão paralela da COP15 denominada “Pollinator protection: strengthening policies, knowledge exchange and engagement”.
A sessão decorre amanhã, às 23h15, e pode ser seguida aqui: https://cbd.interactio.com/1bkp-lb22-krhn.