Intervenção terapêutica em tempos de pandemia

Inicialmente, na década de 90, este tipo de ambiente multissensorial foi criado para trabalhar com pessoas com deficiência visual, proporcionando a estimulação dos outros órgãos dos sentidos não afetados e um ambiente mais tranquilo com o suporte psicológico necessário para lidar com as suas limitações.

  • 19:18 | Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Jardins Sensoriais da ZenSenses

Financiamento a decorrer para IPSS

Encontram-se a decorrer até dia 30 de Setembro candidaturas a financiamento para IPSS poderem criar os seus ambientes sensoriais, e a ZenSenses tem um serviço de consultoria de apoio GRATUITO


Neste período atípico em que vivemos, fazer atividades no exterior torna-se mais seguro para diversos grupos de risco. Os Jardins Sensoriais são uma excelente forma de realizar terapia e reabilitação no exterior, com recurso à Estimulação Multissensorial e alguns equipamentos e materiais.

Inicialmente, na década de 90, este tipo de ambiente multissensorial foi criado para trabalhar com pessoas com deficiência visual, proporcionando a estimulação dos outros órgãos dos sentidos não afetados e um ambiente mais tranquilo com o suporte psicológico necessário para lidar com as suas limitações.

Atualmente o objetivo principal é a promoção da saúde, seja o envelhecimento saudável e ativo, ou a manutenção de capacidades e a reabilitação motora, cognitiva e sensorial de pessoas com algum défice nestas competências, a autonomia e iniciativa, a autoestima, ou apenas o contacto com a natureza e a integração dos sentidos, hoje em dia pouco estimulados, devido à rotina stressante do quotidiano.

Encontram-se a decorrer até dia 30 de Setembro candidaturas a financiamento para IPSS poderem criar os seus ambientes sensoriais, e a ZenSenses, com sede em Rio Tinto (Gondomar) e com intervenção a nível internacional, cria este tipo de ambientes e tem um serviço de consultoria de apoio GRATUITO para a elaboração de candidaturas, para que todos possam ter oportunidade de usufruir dos seus benefícios.

Muito importante também para o desenvolvimento das crianças, que estiveram/estão muito tempo afastadas da escola neste momento e têm falta de Estimulação Cognitiva e Sensorial.

Todas as pessoas podem beneficiar, mas falando de algumas patologias para as quais a intervenção neste âmbito é fundamental, por exemplo o Alzheimer e outras demências, a Deficiência Mental, Autismo, crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, na Doença Mental, entre outras.

A ZenSenses desenvolveu também recentemente a Formação em Jardins Sensoriais ONLINE, única em Portugal, para mostrar como todos podem criar o seu Jardim ou Mini-Jardim Sensorial e como realizar atividades terapêuticas neste ambiente multissensorial.

Nesta formação será também abordado o tema do financiamento para IPSS, escolas, municípios, particulares ou empresas, e de criação dos próprios equipamentos com grande criatividade e imaginação!

A formação é dia 10 de Outubro e as inscrições já estão a decorrer.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora