A PSP e a GNR detiveram até às 17h00 de hoje 22 pessoas por desobediência e fecharam 145 estabelecimentos, informou o Ministério da Administração Interna (MAI).
A tutela, salienta, em comunicado, que desde as 00:00 de 03 de abril a PSP e a GNR “têm vindo a desenvolver uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população” para evitar a propagação do novo coronavírus, que desenvolve a doença covid-19, e que em Portugal já provocou 311 mortes.
No âmbito dessa atividade, adianta o MAI, a PSP e a GNR detiveram 22 pessoas pelo crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência, e encerraram 145 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.
O MAI adianta que “estes números juntam-se aos verificados no primeiro período do estado de emergência, que vigorou entre 22 de março e 02 de abril, durante o qual se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais”.
No comunicado, o Ministério da Administração Interna, “perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência”.