O Portal da Queixa identificou uma subida de 60% no número de reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Desde o início do ano, já foram registadas na plataforma perto de 900 queixas, o que faz do IMT o instituto público mais reclamado de 2024. O motivo mais apontado, em 58% das queixas, refere-se a problemas com a troca da carta de condução e demora na emissão e envio do documento.
Entre os dias 1 de janeiro e 5 de março de 2024, o Portal da Queixa recebeu um total de 839 reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), traduzindo um crescimento do número de ocorrências na ordem dos 60%, comparativamente com o período homólogo de 2023, onde se registaram apenas 524 queixas. No ano de 2023, o total de reclamações apresentadas contra o IMT foi de 3.402.
A maioria das reclamações reportadas (58%) está relacionada com problemas na obtenção da carta de condução. São apontadas dificuldades na troca de título de condução (principalmente de cidadãos estrangeiros) e demora na emissão e envio do documento.
IMT é dos institutos públicos que mais resolve
Contudo, o IMT é, segundo os indicadores no Portal da Queixa, dos organismos públicos que mais resolve os problemas que lhe são reportados, registando altos indicadores de performance e reputação: a Taxa de Resposta é de 100%, a Taxa de Solução de 100% e o Índice de Satisfação avaliado pelos consumidores é de 87.4 em 100 pontos.
Recorde-se que, um relatório recente do Portal da Queixa, aferiu que foram registadas quase 47 mil reclamações relacionadas com o setor público, nos últimos cinco anos. As queixas foram dirigidas ao Governo e às entidades desses serviços públicos. Ganha destaque o ano de 2023, pelo maior volume de queixas acumulado, 10.821 reclamações. Entre as seis categorias analisadas, as mais visadas entre 2019 e 2024, foram a Segurança Social, Saúde, Transportes e Segurança.