A mais recente campanha da Universidade de Coimbra, a Identidade UC pretende ser uma Ode à Esperança, na celebração do 731º aniversário da universidade mais antiga do país
Hoje, num momento em que o país e o mundo enfrentam uma nova crise epidemiológica, a Universidade de Coimbra lança a “Identidade UC”, através do website anossaidentidade.uc.pt. Com sete vídeos e uma cronologia que ilustra os principais momentos históricos da instituição, a UC espelha de que forma resistiu ao longo dos últimos 731 anos e de que forma ajudou a redesenhar o futuro do país, em importantes áreas como a ação social, investigação, inovação, ensino, saúde e na sustentabilidade.
Na área da Inovação, por exemplo, a Universidade de Coimbra destaca a era dos Descobrimentos Portugueses, em que o conhecimento científico adquirido na UC através de Pedro Nunes teve um papel essencial.
A sustentabilidade é outro dos atributos que fazem parte da Identidade UC e que estão em destaque nesta campanha. A instituição revela que a história da Universidade de Coimbra é ela própria um exemplo de sustentabilidade, uma vez que o Paço Real, onde nasceram vários reis da primeira dinastia portuguesa, foi construído sobre uma alcáçova islâmica que, por sua vez, foi edificada sobre os vestígios da era romana. E é nesse mesmo espaço que hoje ainda funciona uma parte importante da UC.
A Identidade UC, que dá a conhecer de que forma a instituição participou na história de Portugal, ao ter contribuído para alguns dos momentos mais importantes e desafiantes, tanto no passado, como no presente, é também uma campanha que pretende transmitir um momento de esperança face ao momento atual pandémico que estamos a viver.