No mesmo dia em que se soube que o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal subiu para 169, o Regimento de Infantaria (RI) 14 acaba de instalar um hospital de campanha nas imediações das urgências desta unidade hospitalar.
De acordo com a informação disponibilizada na sua página oficial, esta unidade militar revela que esta é uma resposta ao pedido do Hospital Distrital Tondela Viseu para a montagem de uma área exterior de triagem caso se venham a revelar casos no distrito.
As tendas destinam-se a isolar os pacientes suspeitos de terem contraído o Covid-19 mas não serão usadas para o processo de internamento.
“Na frente ou no apoio de retaguarda esta é uma luta de todos. Agir por antecipação é a razão da celeridade do apoio do Exército através do RI14 ao sistema de saúde distrital”, lê-se no comunicado desta unidade.
Na conferência de imprensa diária, realizada no final da tarde de hoje, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que “estamos na curva ascendente, não sabemos quanto tempo é que esse movimento ascendente vai durar. Esse comportamento da curva depende da adesão de cada um de nós”.
A partir da próxima semana, todos os hospitais do País – incluindo o de Viseu – terão de receber doentes infectados com Covid-19, anunciou Marta Temido. “Estamos a passar de uma fase de tratamento em hospitais de referência em que todos os casos são internados, para uma fase em que com o aumento do número de casos será passada para a fase para tratamento em casa”.