A Câmara de Torre de Moncorvo entregou, no passado dia 6 de março, 40 hortas comunitárias a famílias carenciadas que pretendiam ter um espaço próprio de cultivo.
Além da entrega dos talhões, com uma área de 50 a 100 m2, o município de Torre de Moncorvo entregou ainda um pequeno cabaz a cada horticultor constituído por: produtos hortícolas para plantação como pepinos, tomate, brócolos, alface, salsa, melão e melancia; um chapéu; uma máscara, luvas, álcool gel e folhetos sobre a poupança de água, compostagem e regras de utilização das hortas.
As hortas comunitárias têm um carácter inovador que se prende com o sistema de rega utilizado, em que a água é transportada do furo existente para dois depósitos de 10 000 mil litros de água cada, através da energia solar produzida por painéis solares. Depois é distribuída por gravidade para cada horta comunitária. “Todas as hortas têm um sistema de monitorização de forma a nós sabermos quanta água é gasta em cada uma das culturas de forma a aferir a utilização correta da água, por outro lado permite que os próprios horticultores sintam que esse recurso é escasso e que deve ser protegido “, referiu Piedade Meneses.