Apresentação Candidatura aos Órgãos Sociais da AHBVViseu
Conforme previsto estatutariamente, a maioria dos atuais membros pertencentes aos Órgãos Sociais da AHBVViseu perfazem no final deste ano 2022, três mandatos consecutivos nessas funções, o que pressupõe a sua não continuidade e consequentemente a necessidade da sua substituição.
Queremos dar continuidade a este trabalho, conhecemos o caminho e por isso hoje nos apresentamos.
Apresentamos esta candidatura para garantir que os Bombeiros Voluntários de Viseu possam continuar a servir os portugueses em geral e os viseenses em particular, prestando permanentemente um serviço de qualidade, com profissionalismo, com elevada prontidão e eficiência no apoio, proteção e socorro às populações.
Esta é uma candidatura de continuidade, que honra o passado, não esquecendo o extraordinário legado de todos aqueles que, das mais variadas formas, serviram esta nobre instituição. Estamos aqui por todos e contamos com todos! Sem exceção!!
É uma candidatura que respeita e admira profunda e genuinamente o espírito altruísta, humanista, voluntarioso e enorme generosidade que caracteriza todos os homens e mulheres Bombeiros que compõem, ou fazem parte, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu.
É um desafio, numa altura particularmente difícil, nomeadamente ao nível económico e financeiro, que assumimos com enorme vontade e determinação, que queremos vencer, na firme certeza que com empenhamento, sentido do dever, coragem e dedicação iremos conseguir ultrapassar as adversidades e atingir os objetivos a que nos propomos.
O nosso compromisso é adotar sempre, perante os associados, procedimentos e medidas claras, inequívocas e com total transparência.
Vamos procurar, com a máxima abertura, e capacidade de diálogo, reforçar, estabelecer e estreitar laços de amizade, cooperação e colaboração com todas as entidades, individuais ou coletivas, que connosco estejam dispostas a partilhar experiências e esforços, particularmente no apoio à comunidade. (pessoas, empresas, escolas, instituições publicas e privadas e outras associações). Evidentemente que os protocolos de colaboração e relacionamento institucional com a Câmara Municipal de Viseu e os Bombeiros Sapadores de Viseu nos irão merecer especial atenção e particular empenhamento.
É uma candidatura constituída por um conjunto de pessoas idóneas e responsáveis, que partilham os mesmos princípios e valores cívicos e de cidadania, assumindo, com enorme convicção, a sua profunda admiração, gratidão e respeito pelos Bombeiros de Portugal.
Aceitamos participar neste projeto de alma e coração, com elevada motivação, profunda dedicação, sentido de responsabilidade e um verdadeiro espírito de missão.
Como cidadãos e como viseenses será uma honra e um orgulho contribuir para esta nobre causa e fazer parte da história da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu.
Nota Curricular de Lúcio Campos
Lúcio Campos, Coronel do Exército, concluiu o Curso de Infantaria na Academia Militar em 1990.
Possui diversos cursos militares destacando-se o Curso de Auditor da Defesa Nacional e também alguns cursos no âmbito da Proteção Civil bem como alguma formação no Programa de Treino do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Desempenhou várias funções de Comando e Estado-Maior nas diversas unidades militares onde prestou serviço.
Participou, como representante de Portugal, em diversas reuniões dentro e fora do território nacional, no âmbito das Nações Unidas, da NATO, da União Europeia e da Agência Europeia de Defesa.
Como missões de relevo fora do território nacional ou no estrangeiro, destacam-se as de Observador Militar no Sahara Ocidental ao serviço das Nações Unidas, na Bósnia Herzegovina e no Kosovo ao serviço da NATO.
De Agosto de 2013 a Janeiro de 2017 esteve ao serviço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) desempenhando as funções de Comandante do Comando Operacional Distrital (CODIS) de Viseu.
Possui vários louvores e condecorações, desempenhando atualmente funções na Inspeção Geral da Defesa Nacional.
É Vice-Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu desde 2020.