Dia 6 de junho, sábado, pelas 17h30 em Coimbra irá decorrer uma Homenagem-Protesto Anti-Racista, inserida no âmbito da ação mundial Black Lives Matter.
Face aos recentes eventos nos Estados Unidos da América – a morte de George Floyd, que impactou o mundo inteiro e a morte de tantos outros e outras, assassínios causados injustamente e à face de um sistema que não os apoiou, alguns dos seus nomes: Rodney King; Abner Louima; Amadou Diallo; Sean Bell; Oscar Grant; Eric Garner; Michael Brown; Freddie Gray; Jr. Ahmaud Arbery; Breonna Taylor; Tony McCade…e a lista de nomes continuaria, Portugal sairá à rua, com as devidas precauções, para mostrar que em Portugal e no mundo, racismo não passará, não será aceite e não se podem deixar esquecer o nome das vítimas, nem parar de relembrar o trabalho urgente que ainda está por fazer, não só nos Estados Unidos da América, mas também na Europa.
Em tempos de “desconfinamento”, esta manifestação, à semelhança da manifestação no 1º de Maio, visa implementar medidas de distanciamento social, de modo a cumprir as normas de distanciamento social e as recomendações da Direção Geral de Saúde no combate ao COVID-19.