Portugal tem seguido de forma próxima e atenta a evolução da situação na Ucrânia, em estreita articulação com os parceiros da NATO e da União Europeia, participando de forma ativa e solidária nos esforços internacionais para apoiar a saída de cidadãos ucranianos e lusodescendentes e acolher todos aqueles que escolham o nosso país como destino.
Neste sentido, o Governo lança hoje a Plataforma “Portugal for Ukraine”, disponível no endereço PortugalforUkraine.gov.pt, que visa congregar todas as respostas e ações em curso tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal. Contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.
A plataforma permitirá a consulta das várias iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelas diferentes Áreas Governativas com responsabilidade em matéria de acolhimento e integração, facilitando o acesso à informação por parte do utilizador, e permitindo que os mesmos possam preparar a sua viagem até Portugal.
Os conteúdos encontram-se disponíveis em português e inglês, devendo nos próximos dias existir igualmente uma versão em ucraniano.
Portugal encontra-se disponível para acolher todos cidadãos deslocados da Ucrânia que necessitem de proteção internacional e que cheguem a território nacional.
(Foto DR)