A Unidade de Intervenção, através do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), revalidou a certificação atribuída aos três binómios certificados em 2019 e certificou quatro novos binómios civis de busca e salvamento, entre os dias 1 e 7 de outubro, no âmbito da Certificação de Candidatos Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da Guarda Nacional Republicana, em Queluz.
Submeteram-se às provas do Regulamento de Validação Técnica da GNR diversas equipas de voluntários, tendo obtido sucesso três binómios dos Bombeiros Voluntários de Resende, dois binómios da Associação de Resgate Cinotécnico de Sintra, um binómio do Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro do Porto e um binómio dos Bombeiros Voluntários de Tondela. A bolsa de voluntários tem o objetivo de preparar e qualificar equipas cinotécnicas civis já existentes, no sentido de trabalharem em conjunto com a GNR, em situações reais de missões de localização de pessoas desaparecidas, potenciando assim o sucesso das operações de busca e resgate.
Os binómios certificados pela GNR integram uma Base de Dados ficando em condições de ser acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) nas buscas em grandes áreas ou em escombros com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer ao seu emprego.
As candidaturas à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da GNR deverão ser remetidas para o endereço de correio eletrónico ui.gic.cfc@gnr.pt.