Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Floresta, o projeto Floresta Sonae levou a cabo duas ações de reflorestação no seu território em Mangualde. Nos dias 21 e 25 de março, mais de 100 voluntários plantaram cerca de 860 carvalhos-roble e carvalho-negral, e 270 castanheiros, nas freguesias de São João da Fresta e Freixiosa.
“É com um forte sentido de compromisso que assumimos uma gestão florestal responsável. Queremos que Portugal olhe para a floresta como um verdadeiro ativo potenciador de crescimento e rentabilidade. E sabemos que isso só será possível com o envolvimento das comunidades que ali vivem.”, acrescenta.
A floresta Sonae dá expressão ao compromisso de todo o grupo de proteger a natureza e a biodiversidade e de reduzir a sua pegada de carbono, com base em três pilares:
· Compensar as emissões da frota de veículos do Grupo movidos a combustíveis fósseis, até à sua substituição por veículos elétricos, prevista até 2030.
· Constituir uma floresta gerida ao longo do tempo, que permita aproveitar ao máximo a capacidade de retenção de carbono das árvores.
· Promover a biodiversidade e a resistência ao impacto dos incêndios florestais, através da restauração e da gestão florestal.
Até 2030, espera-se que o projeto compense cerca de 160 kt CO2 e conduza à florestação de 1.100 hectares – equivalente a 1600 campos de futebol –, com um investimento associado de 2 milhões de euros apenas em atividades de florestação, suportado pelas empresas do universo Sonae (Bright Pixel, MC, Sierra, Universo, Worten, Zeitreel, NOS), Sonae Capital e Sonae Arauco.
Sobre a Sonae Arauco
Com uma alma marcadamente industrial, a Sonae Arauco é uma das maiores empresas mundiais de soluções derivadas de madeira. O compromisso da empresa em matéria de desenvolvimento sustentável abrange a valorização da madeira com certificação florestal, um modelo de bioeconomia circular e a integração contínua de madeira reciclada no processo industrial.
O portefólio da Sonae Arauco contempla uma vasta gama de produtos que cobrem as diversas necessidades dos setores do mobiliário, design de interiores e construção, da mais standard à mais exigente do ponto de vista técnico, comercializados sob as marcas Core & Technical® e Agepan® System, assim como uma gama alargada de produtos decorativos da marca Innovus®.
A empresa nasceu de uma joint-venture entre dois importantes players mundiais do setor da madeira: a Sonae Indústria e a Arauco. Ambas partilham a mesma ambição de levar a madeira mais longe e uma visão de longo-prazo do negócio. Atualmente, a empresa conta com cerca de 2.600 colaboradores em 9 países (Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Holanda, Suíça e Marrocos), 20 unidades industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em, aproximadamente, 70 países.
(Fotos André Henriques)