Floresta Sonae: mais de 100 voluntários em ação de reflorestação em Mangualde

Até 2030, espera-se que o projeto compense cerca de 160 kt CO2 e conduza à florestação de 1.100 hectares – equivalente a 1600 campos de futebol –, com um investimento associado de 2 milhões de euros apenas em atividades de florestação...

Tópico(s) Artigo

  • 9:18 | Quinta-feira, 30 de Março de 2023
  • Ler em 3 minutos

Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Floresta, o projeto Floresta Sonae levou a cabo duas ações de reflorestação no seu território em Mangualde. Nos dias 21 e 25 de março, mais de 100 voluntários plantaram cerca de 860 carvalhos-roble e carvalho-negral, e 270 castanheiros, nas freguesias de São João da Fresta e Freixiosa.

“O projeto Floresta Sonae pretende contribuir para o restauro e conservação da floresta em Portugal, através um significativo investimento das empresas Sonae, não só em termos financeiros, mas também de conhecimentos que aplicamos à gestão destes territórios. Queremos reaproximar as comunidades à floresta e apelar à gestão responsável da mesma. E esta iniciativa de voluntariado é especial para nós porque é a primeira vez que convidamos os colaboradores e famílias a serem parte ativa deste projeto.”, afirma Nuno Calado, Wood Regulation & Sustainability Manager da Sonae Arauco, empresa responsável pela gestão operacional do Floresta Sonae.

“É com um forte sentido de compromisso que assumimos uma gestão florestal responsável. Queremos que Portugal olhe para a floresta como um verdadeiro ativo potenciador de crescimento e rentabilidade. E sabemos que isso só será possível com o envolvimento das comunidades que ali vivem.”, acrescenta.

A floresta Sonae dá expressão ao compromisso de todo o grupo de proteger a natureza e a biodiversidade e de reduzir a sua pegada de carbono, com base em três pilares:


·        Compensar as emissões da frota de veículos do Grupo movidos a combustíveis fósseis, até à sua substituição por veículos elétricos, prevista até 2030.

·        Constituir uma floresta gerida ao longo do tempo, que permita aproveitar ao máximo a capacidade de retenção de carbono das árvores.

·        Promover a biodiversidade e a resistência ao impacto dos incêndios florestais, através da restauração e da gestão florestal.

Até 2030, espera-se que o projeto compense cerca de 160 kt CO2 e conduza à florestação de 1.100 hectares – equivalente a 1600 campos de futebol –, com um investimento associado de 2 milhões de euros apenas em atividades de florestação, suportado pelas empresas do universo Sonae (Bright Pixel, MC, Sierra, Universo, Worten, Zeitreel, NOS), Sonae Capital e Sonae Arauco.

 

Sobre a Sonae Arauco

Com uma alma marcadamente industrial, a Sonae Arauco é uma das maiores empresas mundiais de soluções derivadas de madeira. O compromisso da empresa em matéria de desenvolvimento sustentável abrange a valorização da madeira com certificação florestal, um modelo de bioeconomia circular e a integração contínua de madeira reciclada no processo industrial.

O portefólio da Sonae Arauco contempla uma vasta gama de produtos que cobrem as diversas necessidades dos setores do mobiliário, design de interiores e construção, da mais standard à mais exigente do ponto de vista técnico, comercializados sob as marcas Core & Technical® e Agepan® System, assim como uma gama alargada de produtos decorativos da marca Innovus®.

A empresa nasceu de uma joint-venture entre dois importantes players mundiais do setor da madeira: a Sonae Indústria e a Arauco. Ambas partilham a mesma ambição de levar a madeira mais longe e uma visão de longo-prazo do negócio. Atualmente, a empresa conta com cerca de 2.600 colaboradores em 9 países (Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Holanda, Suíça e Marrocos), 20 unidades industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em, aproximadamente, 70 países.

 

(Fotos André Henriques)

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora