O Figueira da Foz – Estoril, o passeio comemorativo da prova automobilística mais antiga da Península Ibérica, vai estrear-se na estrada nos dias 8 e 9 de Outubro.
A prova destinada a automóveis e motos antigas, realizou a sua primeira edição em 1902. À data, o raid previa rumar para Cascais, mas alterações de última hora desviaram-no para Lisboa, mantendo-se assim até ao 2015, quando deixou de ser realizado.
Agora, e após vários anos de interregno, o Museu do Caramulo e o clube Pre-War Racers Portugal, em parceria com o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos, trazem de volta um passeio que celebra a era dourada do automobilismo.
O passeio Cartrack Figueira da Foz – Estoril vai rumar a Cascais, o destino originalmente planeado em 1902, coincidindo com o Estoril Classics, um evento internacional que decorre em Cascais nas mesmas datas e que servirá de destino para a chegada triunfante destes veteranos da história automóvel e posterior exposição em frente ao Casino do Estoril.
De acordo com a organização “Os modelos pré-guerra, produzidos até 1939, fazem parte de uma geração em que os automóveis e motos eram feitos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, com atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença que hoje raramente se encontra. É uma era especial que merece ser vista e celebrada”. E acrescenta “Esta prova é hoje mais importante do que nunca, pois apesar de haver cada vez mais eventos, provas e oportunidades para os proprietários de automóveis clássicos poderem participar e tirarem
proveito dos seus veículos, a verdade é que quase nenhum deles é orientado ou pensado para poder receber este tipo de automóvel, o que faz com que eles desapareçam do olhar do público”.
A organização da prova apela a todos os coleccionadores e proprietários de automóveis e motos pré-guerra que estejam interessados em participar nesta edição que manifestem o seu interesse enviando um email para info@figueira-estoril.pt.