Os portugueses estão mais atentos à confiabilidade das marcas antes de comprar. O indicador é mostrado na nova ferramenta gratuita de IA – disponível na plataforma naosejaspato.pt -, que já ultrapassou os 26 mil acessos desde que foi lançada, no final de novembro. A tecnologia foi desenvolvida pela tecnológica Consumers Trust para ajudar os consumidores a comprar com confiança. O setor da eletrónica lidera as pesquisas. Worten, Samsung e Amazon são as marcas no pódio.
O Índice de Confiabilidade é fundamental para ajudar os consumidores a efetuarem as suas escolhas com rigor e confiança. Com base neste princípio, foi desenvolvida uma ferramenta inédita, suportada em Inteligência Artificial (IA) que permite a qualquer pessoa verificar rapidamente a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou site, antes de fazer uma compra.
O pico de acessos foi no dia da Black Friday (29 de novembro) com mais de 10 mil pesquisas, um volume que traduz o impacto da plataforma no apoio ao consumidor e reflete igualmente o crescente cuidado das pessoas em pesquisar antes da compra.
Sobre os dispositivos de acesso à plataforma, destaca-se o mobile (57,5%), conferindo que os consumidores procuram obter a informação rapidamente antes de comprar. Já as pesquisas por desktop somaram 39,7% dos acessos.
Os dados analisados revelam que o setor da Eletrónica lidera as pesquisas dos consumidores, o que atesta o interesse pela compra de produtos tecnológicos no período de Black Friday.
Outros dos setores mais pesquisados no período analisado, são o e-Commerce e a Moda, evidenciando uma preferência crescente por compras online por parte dos consumidores.
Categorias como Beleza & Perfumaria, Decoração e Lifestyle continuam populares, indicando que os consumidores continuam a investir nestes artigos durante períodos como a Black Friday.
De referir que, a nova ferramenta – disponível através do site naosejaspato.pt – é suportada por IA e de acesso gratuito a todos os consumidores que têm a possibilidade de comprovar a fiabilidade de uma marca numa ferramenta paga, mas disponibilizada de forma gratuita pela Consumers Trust, tecnológica portuguesa que desenvolveu a ferramenta.
“Com o lançamento desta ferramenta, a Consumers Trust está a revolucionar a forma como os consumidores tomam decisões. Pela primeira vez, informações detalhadas e abrangentes sobre a confiabilidade e os principais desafios reportados por outros consumidores estão acessíveis de forma totalmente gratuita, democratizando um recurso que, até agora, estava limitado a quem podia pagar por ela. Através de uma avaliação clara e objetiva da confiabilidade das marcas e plataformas online, os consumidores podem identificar padrões de problemas, dificuldades frequentes e até as vantagens competitivas das empresas, garantindo uma escolha mais segura e informada. Esta iniciativa não só eleva os padrões de proteção ao consumidor, como também atua diretamente no combate às burlas online, especialmente em momentos críticos como a Black Friday.”, explica Pedro Lourenço, CEO & Founder da Consumers Trust.