Ferramenta suportada por IA que ajuda os consumidores a comprar com confiança ultrapassa as 26 mil pesquisas

O Índice de Confiabilidade é fundamental para ajudar os consumidores a efetuarem as suas escolhas com rigor e confiança. Com base neste princípio, foi desenvolvida uma ferramenta inédita, suportada em Inteligência Artificial (IA) que permite a qualquer pessoa verificar rapidamente a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou site, antes de fazer uma compra. 

Tópico(s) Artigo

  • 14:22 | Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
  • Ler em 2 minutos

Os portugueses estão mais atentos à confiabilidade das marcas antes de comprar. O indicador é mostrado na nova ferramenta gratuita de IA – disponível na plataforma naosejaspato.pt -, que já ultrapassou os 26 mil acessos desde que foi lançada, no final de novembro. A tecnologia foi desenvolvida pela tecnológica Consumers Trust para ajudar os consumidores a comprar com confiança. O setor da eletrónica lidera as pesquisas. Worten, Samsung e Amazon são as marcas no pódio.

O Índice de Confiabilidade é fundamental para ajudar os consumidores a efetuarem as suas escolhas com rigor e confiança. Com base neste princípio, foi desenvolvida uma ferramenta inédita, suportada em Inteligência Artificial (IA) que permite a qualquer pessoa verificar rapidamente a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou site, antes de fazer uma compra.

Apresentada ao público por ocasião da Black Friday, esta tecnologia desenvolvida pela Consumers Trust, já registou 26.412 pesquisas (até dia 9 de dezembro). Deste total, apenas 31,9% das pesquisas (5.788) apontaram ao consumidor um Alto Índice de Confiabilidade, 63,2% Moderado e 4,9% Baixo.

O pico de acessos foi no dia da Black Friday (29 de novembro) com mais de 10 mil pesquisas, um volume que traduz o impacto da plataforma no apoio ao consumidor e reflete igualmente o crescente cuidado das pessoas em pesquisar antes da compra.


Sobre os dispositivos de acesso à plataforma, destaca-se o mobile (57,5%), conferindo que os consumidores procuram obter a informação rapidamente antes de comprar. Já as pesquisas por desktop somaram 39,7% dos acessos.

Os dados analisados revelam que o setor da Eletrónica lidera as pesquisas dos consumidores, o que atesta o interesse pela compra de produtos tecnológicos no período de Black Friday.

Seguindo a tendência de procura por tecnologia, a Worten destaca-se ao ser a marca que lidera as pesquisas (1067), seguida da Samsung (539), Amazon (514), Fnac (504) e Xiaomi (489).

Outros dos setores mais pesquisados no período analisado, são o e-Commerce e a Moda, evidenciando uma preferência crescente por compras online por parte dos consumidores.

Categorias como Beleza & Perfumaria, Decoração e Lifestyle continuam populares, indicando que os consumidores continuam a investir nestes artigos durante períodos como a Black Friday.

De referir que, a nova ferramenta – disponível através do site naosejaspato.pt – é suportada por IA e de acesso gratuito a todos os consumidores que têm a possibilidade de comprovar a fiabilidade de uma marca numa ferramenta paga, mas disponibilizada de forma gratuita pela Consumers Trust, tecnológica portuguesa que desenvolveu a ferramenta.

“Com o lançamento desta ferramenta, a Consumers Trust está a revolucionar a forma como os consumidores tomam decisões. Pela primeira vez, informações detalhadas e abrangentes sobre a confiabilidade e os principais desafios reportados por outros consumidores estão acessíveis de forma totalmente gratuita, democratizando um recurso que, até agora, estava limitado a quem podia pagar por ela. Através de uma avaliação clara e objetiva da confiabilidade das marcas e plataformas online, os consumidores podem identificar padrões de problemas, dificuldades frequentes e até as vantagens competitivas das empresas, garantindo uma escolha mais segura e informada. Esta iniciativa não só eleva os padrões de proteção ao consumidor, como também atua diretamente no combate às burlas online, especialmente em momentos críticos como a Black Friday.”, explica Pedro Lourenço, CEO & Founder da Consumers Trust.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora