Fernando Nunes, fundador, principal acionista e Presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Grupo Visabeira, foi ontem à noite distinguido como “Empresário do Ano”, nos Prémios Expresso Economia |Caixa Geral de Depósitos.
A iniciativa do semanário Expresso, realizada pela sétima vez, e que decorreu na sede da CGD, em Lisboa, galardoou o empresário que, em maio de 1980, fundou, em Viseu, o Grupo Visabeira e que em quase quatro década e meia, o expandiu para 18 países, exportando, ainda, os seus produtos e serviços para 134 nações em cinco continentes.
O prémio foi entregue pelo CEO da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, que salientou que o prémio é o reconhecimento do melhor que se faz em Portugal na área de economia e das empresas, que contribuem para o crescimento da riqueza, dos empregos e, acima de tudo, que fazem passar a riqueza para as pessoas para os cidadãos comuns, empresas que não têm sido suficientemente reconhecidas pela sociedade. A distinção reconheceu em Fernando Nunes as características mais adequadas ao prémio e a carreira de alguém que muito fez e continua a fazer pelo País.
Na cerimónia de entrega dos prémios, o empresário foi representado pelo filho, Fernando Daniel Nunes que, também na qualidade de administrador do Grupo Visabeira sublinhou que “este prémio demonstra que Portugal não é só Lisboa e Porto, e que é possível, através de Viseu, construir uma empresa global”.
Entretanto, na semana anterior, Fernando Nunes também já tinha sido agraciado com o “Prémio Forbes Personalidade 2024”, no decurso do “Forbes Annual Summit 2024”, da Revista Forbes Portugal.
Em ambas as cerimónias realizadas em Lisboa, Fernando Nunes fez-se representar por Fernando Daniel Nunes, que esteve acompanhado pela mãe e pelos dois irmãos, respetivamente, Ana Paula, Francisco e João Nunes, também eles os dois quadros do Grupo Visabeira.
Na hora de receber o galardão, o administrador do Grupo Visabeira e também presidente da sub-holding Visabeira Turismo, agradeceu em nome do pai o prémio, que será partilhado com os mais de 16 mil colaboradores do Grupo Visabeira, distribuídos pelos 18 países onde o Grupo está estabelecido.
O prémio atribuído pela Forbes Portugal consistiu numa ilustração de uma capa da própria revista com o rosto de Fernando Nunes, aludindo às suas ligações a Moçambique e a Viseu, num trabalho assinado pelo ilustrador moçambicano Rodrigues Bambo.
(Foto Matilde Fieschi)