No próximo dia 16 de julho de 2024, pelas 14 horas e 30 minutos, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai ser apresentado o Programa para a Inovação e Formação Pedagógica da ESTGV.
No âmbito do Programa, ao longo do próximo ano letivo, serão realizados um conjunto de ações de formação – teóricas, e sobretudo, práticas – para a valorização/capacitação pedagógica dos docentes da ESTGV.
Como formadores estão já convidadas personalidades académicas da ESTGV, de outras escolas do IPV e de instituições de ensino superior nacional, cobrindo diferentes domínios, que vão dos “novos ambientes de aprendizagem e recursos pedagógicos para aulas presenciais, à distância ou assíncronas” à “aplicação da inteligência artificial no ensino-aprendizagem”, passando ainda pela “aprendizagem com Investigação e Desenvolvimento”, “aprendizagem cooperativa”, “gamificação” e “cocriação”, entre outras metodologias pedagógicas inovadoras.
Seguir-se-á uma mesa redonda de debate, com a presença de Nuno Crato, do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa e dos presidentes dos órgãos de gestão da ESTGV.
Para José Luís Abrantes, Presidente do Conselho Pedagógico da ESTGV, órgão de gestão que promove o Programa “os tempos atuais, com as mudanças aceleradas à vista de todos, são extremamente desafiantes para o ensino, e o ensino superior em particular”.
“A ESTGV é, há muito, uma instituição de referência no ensino superior politécnico nacional. Para isso, ao nível dos recursos humanos, a par da qualificação técnico-científica de excelência do seu pessoal docente, tem de estar constantemente a adaptar-se e a atualizar-se sobre os desafios emergentes do ensino-aprendizagem. Nesse enquadramento, foi elaborado o Programa para a Inovação e Formação Pedagógica. Para marcar o seu lançamento, convidámos o Professor Doutor Nuno Crato, uma personalidade de referência nacional e internacional na ciência e no ensino superior, que muito nos honra e que, estamos certos, será a ideal para impulsionar o lançamento Programa”, sublinhou ainda José Luís Abrantes.