Depois da elevada procura registada em 2021 – com aproximadamente o dobro dos candidatos para as vagas existentes – a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra vai lançar, em fevereiro, a 2ª edição da pós-graduação em Electroencefalografia.
Com patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Neurologia e da Sociedade Portuguesa de Neurofisiologia Clínica e Medicina do Sono, o curso funcionará, mais uma vez, em regime e-learning, contando com um quadro docente de especialistas nacionais e duas personalidades internacionais de renome mundial.
A ESTeSC-IPC foi pioneira na criação de uma pós-graduação em Electroencefalografia (EEG), especialização que, até então, estava apenas acessível a médicos especialistas que frequentassem o Ciclo de Estudos Especiais em Neurofisiologia, tutelado pela Ordem dos Médicos.
Podem candidatar-se ao curso da ESTeSC-IPC licenciados em Fisiologia Clínica, Neurofisiologia e Cardiopneumologia, licenciados ou mestres em Medicina, e licenciados ou mestres em Psicologia com Especialização em Neuropsicologia Clínica.
Trabalhando numa lógica de “equipa e complementaridade”, a pós-graduação aborda “de forma exaustiva, mas sintética”, todas as áreas da Electroencefalografia, “incluindo as noções mais básicas de aquisição de sinal bioeléctrico cerebral e fundamentos de neurofisiologia e neuroanatomia aplicada, aos padrões normais, variantes e patológicos de EEG e a sua correlação com doenças neurológicas e sistémicas”, descreve o coordenador, Daniel Filipe Borges.
As aulas da pós-graduação em EEG têm início a 26 fevereiro, e decorrerão às sexta-feiras, das 18h00 às 21H00, aos sábados, das 9H00 às 12H00. As candidaturas estão abertas até 5 de fevereiro, em www.estesc.ipc.pt.