A mobilidade humana, o estudante internacional e o professor além-fronteiras serão alguns dos temas em debate numa iniciativa conjunta do Instituto Piaget de Viseu e da Universidade brasileira Ceuma.
“Ensino à distância e internacionalização do ensino” é o tema do webinar que o Instituto Piaget promove esta quarta-feira, 17 de junho, às 21 horas (17h no Brasil), em parceria com a universidade Ceuma, do estado brasileiro do Maranhão, numa iniciativa que promete unir os dois lados do Atlântico num tema comum.
O ensino à distância ganhou uma redobrada visibilidade no contexto de emergência e isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19. Mais ou menos ajustados à natureza desta tipologia de ensino, estudantes e professores mergulharam no espaço online para cumprirem as suas tarefas, envolvendo-se numa série de novos desafios, exigências e oportunidades, que nunca tinham imaginado como possíveis.
O evento contará com a presença de dois antigos alunos do Instituto Piaget de Viseu, com reconhecido percurso de formação académica e experiência profissional: Cândida Alves, licenciada em Psicologia pelo Instituto Piaget de Viseu, doutorada em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca e pós-doutorada em Saúde Mental pela Universidade Católica de Brasília e atualmente professora da Universidade Ceuma, e Fernando Rodrigues, diretor-geral da Esprodouro, fundador e CEO da Psicosoma e da ICN Agency. A moderação estará a cargo do presidente do campus de Viseu, Paulo Alves.
Sediada na cidade de São Luís, no nordeste brasileiro, a Universidade Ceuma é a única instituição do ensino superior privado do estado do Maranhão, onde dispõe de quatro campi (três na capital São Luís e um na cidade de Imperatriz). Oferece cursos nas modalidades presencial e à distância, tendo assinado recentemente um protocolo de cooperação com o Instituto Piaget.