“É com perplexidade e preocupação que o Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda tomou conhecimento do encerramento da Delegação da Cruz Vermelha em Oliveira do Conde.
É do conhecimento de todos que esta Delegação presta um serviço público exemplar, nomeadamente no transporte de doentes e na prestação de primeiros socorros, por isso consideramos que a discussão e a solução deve ser desassociada dos alegados desvios de fundos que envolveram a Direção da Delegação.
Para além do que representa esta Delegação e os seus voluntários e da importância para a comunidade de Oliveira do Conde, do concelho e da região, as preocupações do Núcleo agravam-se devido ao “timing” do encerramento, em plena pandemia e quando são necessárias todas as estruturas disponíveis para este combate.
Assim sendo, o Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda considera que:
– A CV de Oliveira do Conde tem trabalhado em parceria com as instituições públicas, sendo assim investido dinheiro de todos na organização. É assim da maior urgência que seja feita uma investigação sobre as acusações que têm vindo a público para limpar a imagem que o bom trabalho trouxe a esta estrutura;
– Não integrando a Proteção Civil Municipal, há trabalho feito por esta instituição que corresponde a obrigações públicas, a confirmar-se que a organização vai fechar, está o serviço público preparado para colmatar está lacuna? É este encerramento reversível, num panorama de transparência?”