A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022, reportando aos resultados financeiros de 2021.
O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido em conformidade as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira) através da metodologia de Royalty Relief, cujo processo obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação do índice de força de marca (relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira), determinação da taxa de royalty, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.
Entre mais de 200 marcas Portuguesas que publicam as suas contas, destaca-se a EDP como a marca com maior valor financeiro (2.876 M€) e o CONTINENTE como a marca que regista maior crescimento (+46,7%).
As 25 marcas Portuguesas mais valiosas são:
EDP 2.876 M€ (+0,9%).
GALP ENERGIA 1.702 M€ (+9,0%).
JERONIMO MARTINS 1.018 M€ (+11,6%).
PINGO DOCE 816 M€ (+6,7%).
CONTINENTE 663 M€ (+46,7%).
MEO 642 M€ (+1,4%).
MILLENNIUM BCP 637 M€ (-2,3%).
CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 619 M€ (-2,7%).
EDP RENOVAVEIS 615 M€ (+2,7%).
BANCO BPI 509 M€ (+5,2%).
NOS 438 M€ (+1,4%).
MOTA ENGIL 349 M€ (+5,1%).
SUPER BOCK 326 M€ (+27,3%).
FIDELIDADE 322 M€ (+17,1%).
SONAE 302 M€ (-9,9%).
THE NAVIGATOR COMPANY 250 M€ (+3,3%).
DELTA 206 M€ (+44,1%).
CTT 197 M€ (+8,8%).
TAP 196 M€ (+7,7%).
CUF 176 M€ (+3,5%).
WORTEN 168 M€ (+10,5%).
NOVOBANCO 162 M€ (+30,6%).
LUZ SAUDE 152 M€ (+5,6%).
PESTANA 148 M€ (+15,6%).
SAGRES 144 M€ (+18,0%).
Já entre as marcas que registam o maior crescimento de valor financeiro destacam-se, acima de 25%:
CONTINENTE (+46,7%).
DELTA (+44,1%).
LUSO (+42,1%).
NOVOBANCO (+30,6%).
VISTA ALEGRE (+29,2%).
SUPER BOCK (+27,3%).
SUMOL (+26,3%).
COMPAL (+25,8%).
João Baluarte, Partner da OnStrategy refere, “De uma forma geral, assistimos a uma recuperação dos valores das marcas mais expostas ao efeito da pandemia, motivados essencialmente por melhores projeções de volume de negócios bem como melhores desempenhos que o esperado para o ano de 2021. Tendo por base o ano 2020, as 25 marcas Portuguesas mais valiosas cresceram 6,6% entre 2021 e 2020 e 13,5% entre 2022 e 2020”.