A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, destacando a importância que cada vez mais as mulheres têm vindo a assumir na estrutura da Guarda.
Em 2019, foi criada na Guarda a Comissão para a Igualdade de Género e Não Discriminação, para estimular a adequação das melhores práticas para a integração da perspetiva de género, motivando a implementação de medidas que impliquem uma representação equilibrada de homens e mulheres nas esferas de tomada de decisão e de apoio à conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. A GNR possui atualmente 33 mulheres em funções de comando, designadamente 15 em Postos Territoriais e 18 em Destacamentos Territoriais, destacando-se que, em 131 Postos Territoriais, as mulheres representam mais de 10% do efetivo.
O dia 8 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Mulher, simbolizando esta data a vontade de promover a igualdade entre mulheres e homens, de forma a reconhecer a sua importância e o seu contributo na sociedade na vertente cívica, política, económica, social e cultural.