O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, no dia 16 de março, deteve um homem de 26 anos, para cumprimento de uma pena de prisão efetiva de cinco anos e nove meses, no concelho de Arcos de Valdevez.
Na origem da condenação do indivíduo está uma investigação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, pela prática dos crimes de burla simples, burla qualificada e extorsão, cometidos entre 2015 e 2017.
As vítimas, um casal com 67 e 71 anos, e uma octogenária, viram-se privadas de mais de 167 mil euros, que entregaram ao arguido em diversas ocasiões, que alegava necessitar de dinheiro para realizar tratamento a doenças, ou que estava a ser vítima de chantagem por dívidas contraídas por familiar e tinha de as saldar.
Ao casal, o arguido terá extorquido mais de 107 mil euros, dos quais cerca de 76 mil euros que as vítimas pediram emprestado a particulares e instituição de crédito, convencidas de que estavam a ajudar o homem no tratamento de doenças graves que dizia sofrer.
Em julgamento ficaram provados os factos de que era acusado, que culminou na condenação e emissão de mandado de detenção e condução para cumprimento da pena de prisão efetiva.
O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez.