O espaço Arte Dança Nua, em Santa Cruz da Trapa, no concelho de S. Pedro do Sul, inaugura no próximo dia 28 de Maio, às 17 horas, o conjunto escultório “Foda dos Nus”, da autoria do artista Custódio Almeida.
A escultura representa “dois corpos nus que contam histórias”, de acordo com o autor, e perpetua o trabalho do artista, natural de São Cristóvão de Lafões, que se tem dedicado à significância do universo feminino, em particular ao nu artístico. A obra de arte, esculpida numa peça de granito, tem nove metros de altura e pesa cerca de 60 toneladas e ficará instalada na entrada do espaço Arte Dança Nua, visível a partir da rua.
A inauguração conta com a apresentação do actor e argumentista Miguel Babo, seguindo-se um momento musical ao vivo assinado pelos Prestige Trio, de Coimbra, e uma visita guiada por Custódio Almeida ao espaço ARTE DANÇA NUA, onde será ainda servido um porto de honra.
Distribuído por uma área de três hectares, o Espaço Dança Nua é um impressionante parque escultórico onde Custódio Almeida ergueu dois círculos de pedra, que mantém em exposição permanente ao público e que incluem visitas guiadas, conduzidas pelo próprio. O “Grito da Pedra” é constituído por 32 esculturas e a “Dança das Nuas”, um círculo que convida a descobrir 10 esculturas com cerca de 13 metros e que exigiu oito anos de dedicação do artista.
Natural da Gralheira, em S. Cristóvão de Lafões, Custódio Almeida é um artista autodidacta. Tem várias obras em espaços públicos e privados em Portugal e no estrangeiro.