O Instituto Politécnico de Viseu depara-se com gastos extraordinários na aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e equipamentos de proteção individual. No total, são 10 as instituições (Universidades e Politécnicos) que estão a sentir o impacto na pandemia nos seus orçamentos
O PSD acaba de perguntar ao Governo se “vai aumentar na mesma proporção das necessidades das instituições de ensino superior face à pandemia”.
O PSD sustenta que “os efeitos da pandemia estão a fazer sentir-se no funcionamento dos estabelecimentos de ensino, com a necessária adaptação às novas regras de higiene e segurança sanitária”.
As instituições têm-se deparado com gastos extraordinários para a aquisição de equipamentos e recursos tecnológicos adicionais para garantir o funcionamento das atividades letivas e compra de equipamentos de proteção individual para assegurar o cumprimento das normas de higiene e segurança determinadas pela DGS/DGES.
O PSD pergunta:
1 – Qual é o montante, que verbas estão previstas para ressarcir o Instituto Politécnico de Viseu das quantias avançadas, e que são imprescindíveis para o normal e regular funcionamento da instituição?
2 – O financiamento público, via Orçamento do Estado, vai aumentar na mesma proporção das necessidades das Instituições de Ensino Superior face à pandemia de covid-19?