Pela segunda vez na sua história, a cidade de Lamego recebeu este domingo as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
O governante sublinhou estarem garantidas as condições para enfrentar um verão “muito exigente” em termos de incêndios florestais. “Ao nível do dispositivo de combate a incêndios rurais e também ao nível dos meios financeiros que o Governo disponibilizou para os bombeiros portugueses, está tudo feito aquilo que havia para fazer”, afirmou.
Centenas de bombeiros e corporações de todo o país deslocaram-se a Lamego para participar nestas celebrações. Para além da intervenção de várias personalidades e da realização de uma parada, a Liga dos Bombeiros Portugueses, entidade organizadora, organizou uma cerimónia de condecoração que homenageou e destacou vários elementos das forças de socorro e segurança. Durante este evento, foi entregue o crachá de ouro ao comandante dos Bombeiros de Lamego, Nuno Carvalho.
As comemorações do Dia Nacional do Bombeiro também contaram com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda, que garantiu que o Governo tem em análise a revisão dos valores pago por quilómetro nas deslocações dos bombeiros, uma exigência antiga das associações para saírem do “sufoco financeiro”.
(Fotos Nany Cabral)