Comunidade de Cuidados: Boas Práticas ao Serviço

“A nossa ação está centrada nos cuidados às pessoas e no apoio à comunidade. É fundamental estarmos atentos às boas práticas e contribuirmos para, nas múltiplas dimensões em que atuamos, uma atenção personalizada, humanizada e promotora dos direitos humanos. Estas ações formativas são imprescindíveis na densificação da rede social, divulgação e adoção de boas práticas.”    (José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu)

Tópico(s) Artigo

  • 12:40 | Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
  • Ler em 4 minutos

As OBRAS SOCIAIS DE VISEU em parceria com CENTRO DE APOIO SOCIAL (CAS) de VISEU do INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS (IASFA) lançam um convite a toda a comunidade. Junte-se a nós e participe no seminário “Comunidade de Cuidados: Boas Práticas ao Serviço”, espaço de reflexão sobre o papel das organizações e de cada um (a) de nós na criação e promoção de uma efetiva comunidade de cuidados.

As duas instituições estão comprometidas, na sua ação diária, com o bem-estar das pessoas em todas as idades e em construir ferramentas que possam ser transformadoras para um dos pilares essenciais e imprescindíveis de uma sociedade, as pessoas e a forma como cuidamos ao longo da nossa vida. Numa sinergia que nasce entre estas entidades, será organizado o seminário, no dia 21 de novembro, no auditório do IPDJ, onde o cuidado será o tema principal e alvo de todas as reflexões.

“O CAS Viseu procura melhorar e reforçar o apoio aos seus beneficiários através de maior diversidade e proximidade, aumentando a sua rede de parcerias, acordos e protocolos com outras instituições. Com este seminário procura-se incrementar a nossa participação na rede social onde nos inserimos e promover junto da família militar as boas práticas, modernas e inovadoras, que nos garantam enfrentar os desafios futuros com mais confiança e determinação” . (Coronel Lúcio Campos, Diretor do CAS Viseu)

“A nossa ação está centrada nos cuidados às pessoas e no apoio à comunidade. É fundamental estarmos atentos às boas práticas e contribuirmos para, nas múltiplas dimensões em que atuamos, uma atenção personalizada, humanizada e promotora dos direitos humanos. Estas ações formativas são imprescindíveis na densificação da rede social, divulgação e adoção de boas práticas.”    (José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu)


É urgente promover iniciativas que abram espaço para a reflexão conjunta sobre novos modelos de cuidado e que respondam às necessidades diagnosticadas, baseando as intervenções na promoção da dignidade humana e na garantia dos direitos das pessoas em todas as idades.

Qual o papel do CUIDADO para a criação de uma comunidade mais coesa, saudável, feliz e digna? Qual o papel da rede social no incentivo à colaboração comunitária? Qual o papel do educador social e de que forma a sua intervenção se mostra benéfica e eficaz na integração e fomento de uma sociedade que olha o cuidado? De que forma a nossa sociedade vê e se move nas questões do cuidado?  Qual o impacto desse movimento na criação de uma comunidade para todas as idades?

Estas e outras questões estarão em reflexão e debate, no próximo dia 21 de novembro, no auditório IPDJ. Um momento de partilha de boas práticas onde demonstraremos a vitalidade de projetos e iniciativas que apoiam e reforçam o papel das instituições no disseminar e fomentar novos e diferenciadores modelos de cuidados que beneficiam toda a sociedade.

NO DIA 21 DE NOVEMBRO, JUNTE-SE A NÓS. VAMOS JUNTOS REFLETIR E DESENHAR NOVOS RUMOS PARA O CUIDADO, NA NOSSA CIDADE E NO NOSSO PAÍS!

 

NOTA: Para ideias para artigos, propostas de entrevistas e mais informações, contacte:

Assessoria de Imprensa – NEUZA FRANCISCO

T: +351 963232900

E: neuzajfrancisco@gmail.com 

 

OBRAS SOCIAIS VISEU – Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão diária visa contribuir para a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão. É incubadora de respostas sociais como: o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, o Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, a medida Acolhimento Familiar e ainda da valência Creche e Ensino Pré-Escolar. Durante os últimos anos tem sido a Instituição responsável pela dinamização dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. Entidade Formadora Certificada pela DGERT desde 2016, pretende assumir-me nesta área como uma entidade formadora de referência na aquisição/reciclagem e/ou valorização de competências profissionais, na área do cuidado. Enquanto Instituição ao serviço da comunidade tem vindo a construir um caminho sólido e hoje, assume-se como um parceiro de referência na intervenção social e comunitária. https://obrassociaisviseu.pt/ | https://capad.pt/

IASFA: CENTRO DE APOIO SOCIAL VISEU: O Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P., abreviadamente designado por IASFA, I. P., é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. O IASFA I.P. tem por missão garantir e promover a Ação Social Complementar dos seus beneficiários e gerir o sistema de assistência na doença aos militares das Forças Armadas. O IASFA tem como missão: Assegurar ações de bem-estar social, no quadro da ação social complementar; Assegurar a gestão do sistema de assistência na doença aos militares das Forças Armadas; Promover a satisfação de necessidades sociais não cobertas por outros sistemas de assistência social; Promover, em colaboração com outras entidades ou serviços, a articulação e harmonização dos esquemas de prestações de ASC; Assegurar a adequada gestão das receitas, designadamente as provenientes de quotizações; Recolher e manter permanentemente atualizada a informação sobre o universo dos beneficiários e de benefícios concedidos; Promover a realização de estudos conducentes à melhoria da ASC desenvolvida e propor medidas ou instrumentos legais necessários; Divulgar, anualmente, os resultados apurados, por atividade, no âmbito da gestão da ADM e da promoção da ASC. Os equipamentos sociais do IASFA estão integrados nos Centros de Apoio Social e contemplam instalações e serviços no âmbito da animação sociocultural, passeios e convívios, alojamento temporário, bem como postos clínicos, berçários, creches, jardins de infância, residências universitárias e serviços de restauração. Os Centros de Apoio Social do IASFA disponibilizam, também, postos de atendimento administrativo, destinados ao tratamento de assuntos relacionados com a Ação Social Complementar e com a ADM , tais como requerimentos de comparticipações financeiras (subsídios e comparticipações), receção de comprovativos para comparticipação de atos médicos e informações gerais, entre outros. https://www.iasfa.pt/portfolio/centros-de-apoio-social/

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora