Coimbra e Cantanhede voltam a estar na rota da ginástica de excelência internacional após a atribuição de duas importantes provas pelo comité executivo da Federação Internacional de Ginástica (FIG).
A FIG decidiu atribuir novamente a Coimbra a organização da Taça do Mundo de Trampolins, após as edições de 2016, 2021 (esta em Sangalhos) e 2022. A prova, que será realizada nos dias 7 e 8 de Julho de 2023, é co-organizada pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e pela Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra, inclui as disciplinas de Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado, Tumbling e Duplo Mini-Trampolim.
Por seu lado, Cantanhede vai receber de 24 a 26 de Março de 2023, a 8ª Taça do Mundo e o 12º Open Internacional de Ginástica Aeróbica, depois de ter sido cidade anfitriã em 2022. No evento, coorganizado pela FGP e Academia Cantanhede Gym, estarão presentes cerca de 800 ginastas nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, que trarão o melhor que a modalidade tem para oferecer. De acordo com Vanda Dias, Coordenadora Técnica da Academia CantanhedeGym, a nova atribuição desta prova a Cantanhede “representa a constatação que efetivamente sabemos organizar e receber com muito carinho toda a comunidade gímnica e a família da aeróbica internacional. Para nós é mais uma vez um orgulho e enorme responsabilidade a co-organização desta grande taça do mundo, com a FGP, pois a mesma é reconhecida pela FIG como a melhor taça do mundo da disciplina de Ginástica Aeróbica”.
O próximo ano será assim, novamente um ano de excelência para a ginástica da região Centro, com os olhos da comunidade gímnica mundial a virarem-se para Coimbra e Cantanhede.