O concelho de Viseu beneficiará, durante 36 meses, da implementação de dois Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G infra concelhios.
As Obras Sociais de Viseu são a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) dos projetos Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo.
Os projetos, já em funcionamento, têm a sua sede na Rua João Mendes, N.º 51, Rés do Chão Direito (conhecida como Rua das Bocas) no edifício municipal onde funcionam outros serviços sociais: Creche, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS); HABISOLVIS, Ação Social do Município, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ).
As atividades dos projetos estão planificadas tendo por base três eixos de intervenção: Emprego, formação e qualificação; Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.
As Obras Sociais coordenaram o anterior CLDS 3G Viseu Igual, um instrumento de promoção da inclusão social e de combate à pobreza persistente que envolveu no total 18.470 pessoas. Os resultados alcançados foram extremamente positivos na capacitação de muitas famílias. Os contributos dos parceiros da rede social são essenciais para a otimização da intervenção nos territórios, contribuindo para uma comunidade mais inclusiva e melhoria da qualidade de vida de todas e de cada pessoa.