A Comunidade Intermunicipal do Douro foi distinguida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) na categoria Revelação, pela forma como promoveu a região internacionalmente, tendo sido reconhecida além-fronteiras ao ser escolhida para Cidade Europeia do Vinho em 2023, numa candidatura conjunta de 19 municípios, que teve a virtude e a visão de unir terras distintas num só território, sob o lema “All Around Wine, All Around Douro”.
Para o Presidente da Cimdouro, Carlos Silva Santiago, “esta distinção é o reconhecimento que a Europa faz às gentes do Douro. É também uma forma de valorizar o nosso produto, promovendo o nosso território. Se em tempos o Douro saiu e teve necessidade de se mostrar ao Mundo, com esta distinção é a oportunidade que temos de trazer o Mundo ao nosso Douro, para reconhecer o trabalho dos nossos viticultores e a resiliência das nossas gentes”.
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) assinalou o Dia Internacional do Vinho do Porto com a atribuição dos prémios “Douro+Sustentável”. As distinções foram entregues no dia em que se assinalam os 266 anos da criação da mais antiga região demarcada do mundo: o Douro Vinhateiro.