Em comunicado hoje divulgado a ANEPC reforça a informação já divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicando que estão previstos períodos de chuva, temporariamente intensa a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até final da manhã, tornando-se forte e persistente a partir do final da tarde.
Haverá também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes, com possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela durante a madrugada.
Nos distritos referidos há ainda possibilidade de vento moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do final tarde, por vezes com rajadas até 85 km/h, em especial na região Centro.
Nas terras altas o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) de sudoeste, com rajadas até 80 km/h, tornando-se forte a muito forte (45 a 65 km/h) na região Centro a partir do final da tarde, com rajadas até 120 km/h.
A ANEPC destaca também a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, em particular no litoral, um aumento da agitação marítima na costa ocidental a norte do cabo Raso, com ondulação acima de quatro metros de altura.
Há ainda a probabilidade de ocorrerem inundações em locais historicamente vulneráveis.
O IPMA colocou hoje de manhã seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja partir das 21:00 devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima fortes.
O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.