Esta operação de remoção foi feita sem qualquer consulta ou comunicação prévia do Município aos viseenses, o que denota grande arrogância política por parte de quem governa com maioria.
O Circuito de Manutenção estava implementado na Mata do Fontelo há mais de quarenta anos. Foi alvo de uma remodelação, durante um dos mandatados de Fernando Ruas. Presentemente, a maior parte dos equipamentos encontrava-se degradada e a precisar de profundas modificações, tornando-os mais funcionais e adaptados ao enquadramento natural da Mata
Não se compreende, portanto, esta atitude radical do Município, que eliminou, da Mata do Fontelo, um fator promotor do exercício físico ao ar livre e da saúde, essenciais à qualidade de vida.
Em vez de promover a renovação do Circuito de Manutenção, pelo bem que faz à saúde pública e por promover a prática desportiva individual ou coletiva de recreação, o Executivo do Rossio opta por eliminar esta valência desportiva. Já no passado recente, tinha procurado retirar o Parque Infantil e a pista de atletismo. Felizmente, assistiu-se a um recuo nestas duas últimas intenções.
É preciso que este Executivo diga aos viseenses o que pretende fazer: se quer eliminar ou renovar o Circuito de Manutenção.
Uma vez mais o pelouro do Desporto assiste a tudo isto sem esboçar uma reação ou dar sequer uma explicação, cabendo-lhe fazer o triste papel de zombie em vez de se bater pela permanência daquele equipamento tão necessário a crianças, jovens, adultos mais novos ou mais velhos.
Para o CDS, uma vez mais a escolha é óbvia: defendemos a urgente renovação do Circuito de Manutenção, utilizando materiais em madeira que se enquadrem na paisagem natural da Mata do Fontelo e a sua imediata devolução aos viseenses!