Cavalhadas de Vildemoinhos, tradição e cultura há 372 anos

Ao longo dos séculos a promessa cumpre-se. Os cavaleiros com seus trajes imponentes saem de Vildemoinhos, de manhã cedo, rumo a S. João da Carreira cumprindo a rigor a promessa.

Tópico(s) Artigo

  • 16:14 | Quinta-feira, 20 de Junho de 2024
  • Ler em 2 minutos

Esta Associação foi fundada em 6 de agosto de 1981 tendo herdado uma tradição agora com 372 anos, que realiza anualmente as “Cavalhadas de Vildemoinhos”.

A seguir à Feira de S. Mateus, este é o evento mais antigo da cidade de Viseu. Fruto de uma luta pela sobrevivência dos moleiros e padeiros de Vildemoinhos que, em tempo de seca, viam a água do rio Pavia travada por açudes feitos pelos agricultores, junto à Capela de S. João da Carreira. O litígio foi para tribunal – o chamado Tribunal do Rei – tendo as gentes de Vildemoinhos pedido, em suas orações, a intervenção do Santo, S. João Baptista, prometendo que iriam todos os anos agradecer-lhe a sua intervenção caso o desfecho do litígio lhes fosse favorável.

A notícia chegou a 23 de junho e logo na madrugada do dia seguinte as gentes de Vildemoinhos, vestidas a rigor, rumaram a S. João da Carreira em cortejo muito ruidoso com gente a cavalo, a pé, com os tocadores de bombos a marcar o compasso.

Ao longo dos séculos a promessa cumpre-se. Os cavaleiros com seus trajes imponentes saem de Vildemoinhos, de manhã cedo, rumo a S. João da Carreira cumprindo a rigor a promessa.


No decurso dos tempos este cortejo foi sendo valorizado e enriquecido. Apareceram os carros artísticos lindíssimos e outros tipos de animação, mas a parte tradicional continua a ter um lugar de destaque do nosso desfile.

Este ano, o desfile do nosso tradicional cortejo, que se realiza na manhã dia 24 de junho de 2024, terá, mais uma vez, uma assistência de largos milhares de espectadores (visto ser considerado o mais espetacular cortejo da nossa região, atraindo gente de todo o país e até do estrangeiro), e contará com 21 carros tradicionais e artísticos, e um humorístico, grupos de bombos e fanfarras e, ainda, com a grandiosa Charanga da GNR a cavalo.

Imbuídos no espírito da candidatura de Viseu a Cidade Europeia do Desporto 2024, esta Direção prepara também um momento surpresa que vai relembrar, celebrar e inspirar as novas gerações do legado desportivo de um Trambelo.

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora