Câmara de Lamego cria ilhas-sombra em urbanizações da cidade

Com o objetivo de proteger a biodiversidade e o ecossistema local, a autarquia também vai colocar, nalgumas árvores, ninhos de nidificação para pássaros.

Tópico(s) Artigo

  • 15:51 | Sábado, 13 de Janeiro de 2024
  • Ler em < 1

Prossegue a execução do novo projeto da Câmara Municipal de Lamego de rearborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano.

A intervenção incide nas urbanizações do Paraíso, Rabolal, S. Gens e Oliveiras e privilegia a constituição de espaços arborizados, com árvores e arbustos adaptados ao meio urbano, que garantem espaços mais sombreados e frescos, e a construção de relvados.

O projeto de rearborização dos espaços verdes destas urbanizações, onde vivem muitas centenas de pessoas, também inclui a instalação de novo mobiliário urbano, nomeadamente bancos em granito, papeleiras e mesas para piqueniques.

Com o objetivo de proteger a biodiversidade e o ecossistema local, a autarquia também vai colocar, nalgumas árvores, ninhos de nidificação para pássaros.


 

 

O projeto em curso de requalificação destes espaços verdes, que ocupam uma zona central na cidade, também prevê a substituição dos muros que circundam as áreas ajardinadas e a colocação de um novo sistema de rega. Uma das maiores dificuldades da intervenção é a remoção das raízes das árvores que existiam antigamente.

A empreitada para a “Rearborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-Sombra em Meio Urbano”, representa um investimento de 175.046,87€, mais IVA, sendo financiada pelo programa COMPETE 2020.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora