Bolsas de Intervenção Social em Oncologia visam apoiar doentes oncológicos em vulnerabilidade social

Com um orçamento global de 200 mil euros, as BISO destinam-se a financiar projetos que tenham como população-alvo os doentes oncológicos e/ou cuidadores em situações de vulnerabilidade social, visando a melhoria das condições socioeconómicas e funcionais destes destinatários.

Tópico(s) Artigo

  • 15:37 | Terça-feira, 29 de Outubro de 2024
  • Ler em 2 minutos

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) lançou, esta terça-feira (29), a primeira edição das Bolsas de Intervenção Social em Oncologia (BISO).

Com um orçamento global de 200 mil euros, as BISO destinam-se a financiar projetos que tenham como população-alvo os doentes oncológicos e/ou cuidadores em situações de vulnerabilidade social, visando a melhoria das condições socioeconómicas e funcionais destes destinatários.

Reconhecendo as vantagens de uma intervenção social no contexto comunitário e as limitações de recursos para cumprimento da missão social das organizações da sociedade civil (do terceiro setor ou da economia social), o NRC.LPCC lança as BISO.


“As BISO são uma forma indireta de apoiar o doente oncológico por parte do NRC.LPCC. Pretendem financiar instituições como IPSS’s, Misericórdias ou Associações, que estejam a cuidar destes doentes e que, através da explicitação e apresentação de projetos específicos, possam ser apoiados”, explica Vítor Rodrigues, presidente da Direção do NRC.LPCC, acrescentando que “ao subsidiar instituições que estão também no terreno pretende-se que estas verbas possam ser canalizadas na totalidade para casos concretos que sejam identificados e adequados”.

São elegíveis para candidatura a estas Bolsas: as organizações da economia social previstas na Lei de Bases da Economia Social, conforme o disposto na Lei nº 30/2013 de 8 de maio; as organizações elegíveis deverão desenvolver atividades de promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa ou de reabilitação ou de apoio social.

As BISO têm duas linhas de apoio, a Linha major e a Linha minor, diferindo nestas o valor de financiamento (50 e 20 mil euros, respetivamente) e a duração máxima do projeto de dois anos no primeiro caso e de um ano no segundo. Em qualquer um dos casos a entidade responsável pelo projeto selecionado deverá assumir uma contribuição de 10%.

O período de candidaturas às BISO decorre entre as 10h00 do dia 31 de outubro e as 24h00 do dia 31 de dezembro de 2024. As candidaturas devem estar vinculadas à execução de um projeto que, se selecionado, deverá ser realizado durante a vigência do protocolo de colaboração. Todas as informações, regulamento e formulário de Candidatura estão disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/biso.

A sessão pública de lançamento da primeira edição das BISO foi aberta à Comunicação Social, decorreu na sede da Instituição, em Coimbra, e contou, também, com a presença de Oliveira Alves, tesoureiro da Direção do NRC.LPCC.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora