A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebe de 27 de novembro de 2020 a 19 de fevereiro de 2021 a exposição bibliográfica “Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522”. A mostra comemorativa dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação da Terra vai ser inaugurada amanhã (sexta-feira, 27), pelas 18h00.
A inauguração – numa data simbólica (terá sido a 27 de novembro de 1520 que os navios de Fernão de Magalhães saíram do Estreito acabado de descobrir para iniciar a navegação do Oceano Pacífico – vai contar com uma apresentação do historiador João Paulo de Oliveira e Costa e com a presença do Presidente da Estrutura de Missão para o V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães (EMCFM), José Marques. A iniciativa – com presenças limitadas, no cumprimentos das orientações das autoridades de saúde – pode ser seguida presencialmente ou online, através da plataforma zoom, mas carece de inscrição obrigatória (através do endereço https://forms.gle/5GEHxQyX5RM5ox7D8).
A exposição “Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522” está integrada no programa oficial de celebrações coordenado pela EMCFM e vai pôr à disposição do visitante mais de 30 obras impressas e manuscritas – legendadas em português, espanhol e inglês, para ficar acessível a um público mais vasto. Está igualmente a ser preparada uma versão digital.
Entre as raridades expostas encontra-se uma primeira edição italiana (1536) do relato presencial do ‘cronista’ não-oficial da expedição, Antonio Pigafetta, um exemplar das “Tábuas” de Abraão Zacuto (1502), que acompanhavam os navegadores, e os “Comentários aos Salmos” (1516), onde se faz a primeira interpretação profética das viagens ao Novo Mundo em que então estavam envolvidos os Portugueses e os Castelhanos.
Após o período de exibição na Sala de São Pedro da BGUC (até 19 de fevereiro de 2021), a exposição poderá ser vista no piso intermédio da Biblioteca Joanina, a partir da primavera de 2021.